O Unifor-MG foi sede para uma das palestras do Circuito Mineiro de Administração (CMA), na semana passada, no Salão Nobre “Eunézimo Lima”. A atividade faz parte de uma extensa programação em comemoração aos 50 anos de regulamentação da profissão de administrador.

A palestra com o tema “Administração – Passado, Presente e Futuro” foi ministrada pelo administrador e vice-presidente de Orientação e Fiscalização Profissional do Conselho Regional de Administração (CRA-MG), Gilmar Camargo de Almeida.

“Este ano, está completando 50 anos que a profissão de administrador foi regulamentada no Brasil. Então, nós estamos repassando esses 50 anos com os estudantes, para relembrar o passado, mostrar a posição atual e o mais importante, projetar como será o futuro”, destacou o palestrante.

Segundo o administrador, a lei que regulamentou a profissão no país é de 9 de setembro de 1965. O Conselho Regional de Administração está fazendo o ano inteiro de comemorações com várias ações, como o CMA, fóruns, premiações dos administradores mais antigos, homenagens aos 50 primeiros administradores do Estado, os 50 professores mais antigos de Minas Gerais e a mais antiga Instituição de Ensino Superior que tem o curso de Administração de cada região, conforme registro no MEC (Ministério da Educação).

Em setembro, será realizado o Encontro de Coordenadores de Cursos de Administração do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte, com a participação de representantes do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão que regula as Instituições de Ensino Superior, e do Conselho Federal, órgão que regula o ensino de Administração, além de outras atividades. Como ressaltou o representante do CRA, é uma programação diversificada ao longo do ano.

Gilmar Camargo de Almeida esclareceu, ainda, uma grande dúvida que existe entre os profissionais de Administração. De acordo com ele, geralmente, os conselhos são vistos como associações, mas, na verdade, eles são órgãos públicos do Ministério do Trabalho que regulamentam as profissões no país. “A rigor, para se exercer a profissão, assim que concluir a formação, tem que registrar para trabalhar nas funções de administrador”. De acordo com ele, são 147 áreas de atuação profissional.

 

Para a coordenadora do curso de Administração do Unifor-MG, Dra. Jussara Maria Silva Rodrigues Oliveira, a parceria entre o Centro Universitário de Formiga e o CRA-MG é importante, pois o resultado é a abertura de portas para que os egressos da instituição sejam inseridos no mercado de trabalho. A coordenadora ressaltou a importância da palestra em comemoração aos 50 anos de regulamentação da profissão.

Redação do Jornal Nova Imprensa

COMPATILHAR: