Mulheres participantes do Grupo Viva Mulher de Córrego Fundo reuniram-se na terça-feira (15), para assistirem à palestra ?Outubro Rosa: campanha de combate ao Câncer de Mama?, realizada na quadra anexa à Secretaria de Políticas Sociais do município. A enfermeira Roberta Diniz, da UAPS (Unidade de Atenção Primária de Saúde) ?Padre Dionísio? foi quem fez a apresentação.
A abordagem do tema foi iniciada com a explicação sobre a anatomia da mama. Em seguida, as mulheres puderam compreender como o tumor age no organismo e os sintomas do câncer de mama. O destaque da palestra foi para a prevenção da doença, com a realização do autoexame, praticar hábitos saudáveis, como exercícios físicos, dieta balanceada, evitar a ingestão de bebida alcoólica, além de fazer a mamografia a partir dos 35 anos, ou antes, em casos de incidência da doença na família. A enfermeira enfatizou que as mulheres que amamentaram têm diminuídas as chances de ocorrência do câncer de mama.
Roberta Diniz falou ainda sobre o diagnóstico da doença e das formas de tratamento. Ao final, foi realizada uma dinâmica de grupo com as participantes e uma confraternização.
Ao final do evento, as agentes de saúde do município fizeram um mutirão para solicitação de mamografias.
Outubro Rosa
O ?Outubro Rosa? é um movimento internacional. Em qualquer lugar do mundo, o laço rosa simboliza a união dos povos pela saúde feminina e a luta contra o câncer de mama. De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil, o câncer de mama é a segunda causa de morte entre as mulheres. A campanha Outubro Rosa é realizada no país, com adesão de empresas e órgãos públicos, com o objetivo principal de estimular detecção precoce do câncer de mama.
Segundo informações da Secretaria de Saúde, no município foi intensificada a realização de coletas para exame preventivo de câncer de colo de útero e aumento no número de solicitações para realização do exame de mamografia.
Viva Mulher
O grupo Viva Mulher é um dos projetos Sociais desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Políticas Sociais da Prefeitura de Córrego Fundo. As atividades do grupo ocorrem quinzenalmente.
O grupo Viva Mulher tem o intuito de reunir e unir as mulheres córrego-fundenses bem como promover ações educativas e sociais entre as participantes.
Mamografia
Entre os dias 2 e 6 de setembro deste ano, Córrego Fundo recebeu uma Unidade Móvel de Mamografia, através de uma parceria entre o governo de Minas e a secretaria de Saúde, com o objetivo de disponibilizar a realização do exame para mulheres com idades entre 45 e 60 anos. Ao todo foram feitos cerca de 250 exames.

COMPATILHAR: