Uma das novidades da 2ª edição da Feira de Negócios, Serviços e Produtos Pet e Veterinários (Expovet), inserida na programação da Superagro Minas 2011, é a realização do Encontro Mineiro de Atualização em Medicina Interna de Pequenos Animais, promovido pela Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais ? Regional Minas (Anclivepa MG), entre os dias 03 e 05 de junho.
Segundo o presidente da Anclivepa MG, Bruno Divino Rocha, a realização desse encontro trata-se de uma parceria realizada entre a entidade e a Expovet, que visa manter os clínicos atualizados com novas técnicas e novidades do setor.
A estimativa média de público para este encontro gira em torno de 400 pessoas, o que pode ser alterado, uma vez que o dirigente garantiu que as palestras serão ministradas por profissionais renomados do setor. ?O encontro é destinado a profissionais da área e estudantes de medicina veterinária, que podem se inscrever sem custos, porém com a limitação de acordo com as vagas nas salas?, explicou.
Durante o encontro serão abordados temas relevantes para o segmento, como ?O uso de células tronco em pequenos animais?, que será ministrado pelo professor Ricardo Junqueira Del Carlo, da Universidade Federal de Viçosa (UFV); ?Afinal, que drogas não posso administrar em gatos??, do professor Fernando Bretas , da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que inclusive lançará a nova edição de seu Guia Terapêutico. Também serão abordados temas como dietas, laserterapia, diabete canina,displasia renal, castração precoce, dentre outros.
O evento
A Expovet chega à sua segunda edição entre os dias 2 e 5 de junho. Em 2010, a feira reuniu mais de 70 marcas de Minas e de outros estados em um total de 50 estandes. Nestes espaços foi possível conhecer lançamentos tanto de produtos quanto de serviços. Além disso, a Expovet ainda reuniu uma diversificada grade palestras. Os organizadores registraram durante o evento a presença de profissionais de 170 cidades de mineiras.
A Expovet é uma feira de negócios direcionada aos profissionais da área Pet & Vet de Minas Gerais, incluindo médicos veterinários, pet shops, clínicas e consultórios, criadores, associações e instituições, ONGs, atacadistas distribuidores, tosadores e importadores.
O evento tem o objetivo de destacar o potencial dos mercados pet e vet em Minas Gerais, estreitando o relacionamento e fomentando negócios entre fornecedores do setor e seu público potencial. Assim como no Brasil, Minas Gerais registra um mercado em expansão, no qual empresas e indústrias investem cada vez mais em produtos para saúde e nutrição voltados para pequenos animais, paralelamente a uma oferta crescente de serviços destinados ao mercado pet. O Estado reúne cerca de 6,5 mil estabelecimentos pet shops e perto de 8 mil médicos veterinários.
Faturamento
Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos para Animais de Estimação (Anfalpet), o mercado pet e veterinário nacional tem obtido amplo crescimento. No país, apenas em 2010, foram movimentados mais de R$ 11 bilhões de reais com alimentação, medicamentos, serviços e, sobretudo, acessórios para higiene e embelezamento dos animais de estimação. Os dados indicam ainda que, entre 2006 e 2010, houve alta estimada em torno de R$ 8 bilhões no faturamento deste segmento no mercado.
Além da Feira de Negócios, Serviços e Produtos Pet e Veterinários (Expovet), a Superagro Minas 2011 também terá a tradicional Exposição Agropecuária, na sua 51ª. edição ; 15ª Feira e Festival Internacional da Cachaça (Expocachaça); Feira da Agricultura Familiar; Ciclo de Palestras do Sebrae-MG e o Ciclo de Aulas Técnicas. As novidades desta edição são o Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal; Feira da Pesca, Aquicultura, Náutica e Turismo e o 16° Encontro Nacional de Educação Sanitária e Comunicação.
A Superagro será realizada entre os dias 25 de maio e 5 de junho no complexo Parque de Exposições da Gameleira/Expominas, em Belo Horizonte (MG). A feira é uma promoção do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), junto com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e Sebrae-MG.

Imprimir
Comentários