1 – Vamos libertar os criminosos; porque ou são imunes ou porque prisão não é confinamento. Se o criminoso não cumpriu a lei para não roubar, matar ou estuprar vai cumprir a ordem de ficar em casa? É se preso cumpre prisão domiciliar?


2 – Vamos fechar as cidades e Estados para não permitir a entrada ou trânsito de pessoas que não moram aqui. Assim quem mora aqui caso precise sair não volta contaminado, só os forasteiros é que carregam o vírus, o vírus vê a polícia no trevo e vai embora.


3 – O dinheiro pago por criminosos para não serem processados (transações penais e suspensão condicional do processo) serão utilizados para comprar equipamentos e em medidas de prevenção de contágio mas somente para os presos. É o cidadão que não cometeu crime? E a vítima? É o financiamento da saúde prisional pelo crime. É pra desestimular a prática de mais crimes ou incentivar? Imagine um integrante de organização criminosa que decide precisar de máscara todos os dias?


4 – Realização de audiência presencial com réus presos, afinal os que não foram soltos devem ir a lugares onde é possível o contágio e retornar ao sistema prisional. Podiam usar o dinheiro do item 3 para implantar videoconferência, mas não.
5 – Soltura de todos os devedores de pensão alimentícia presos. Se com ameaça de prisão não pagam, agora que nem podem ser presos mais é que vão cumprir com sua obrigação e a molecada vai passar bem.


6 – Redução de salários dos servidores públicos. Assim o policial que te protege fica mais motivado. O bombeiro que te socorre na calamidade fica mais motivado. A equipe médica que atende pelo sus com defasagem salarial de mais de uma década e agora com sobredemanda fica mais motivada. Os integrantes da fiscalização sanitária nas barreiras para diagnosticar eventuais infectados fia mais motivado, etc.


7 – Modificação do período dos mandatos dos cargos municipais atuais, estendendo até 2022, unificando as eleições. Assim o eleitor terá um período reduzido de tempo para propaganda (favorecendo os atuais mandatários que já são mais conhecidos). Como a propaganda das eleições nacionais é realizada no rádio e televisão, e a esmagadora maioria das municipais não, se tende a dar mais atenção às eleições gerais (favorecendo os atuais mandatários porque são mais conhecidos). Em caso de reeleição será uma década de mandato. Potencializa o efeito carona nas figuras conhecidas localmente ou nacionalmente. Pode gerar também um grande número de votos brancos e nulos nas eleições municipais, seja pelo esquecimento ou falta de memorização dos números dos candidatos, pelo tempo na cabine de votação, confusão na ordem de votação (presidente, governador, prefeito, etc). Sem falar nas abstenções pela grande fila nos locais de votação, etc. Vejam como é caso pensado, ninguém falou em adiar pro fim da pandemia, ou até 2021, já direcionaram pra 2022 direto sem nem se te ideia de quanto tempo durará. Se as medidas tomadas forem ineficientes vão estendendo os próprios mandatos usando a ineficiência como argumento.


8 – O custo da pandemia será de 400 bilhões de reais. Muito dinheiro. Como se chegou a ele? Como se fez essa estimativa, quais as variáveis consideradas, os dados levantados etc? Os economistas projetaram que a economia deve oscilar entre a estagnação e pequena negatividade por causa da pandemia. De onde saiu o valor de 400 bilhões? É 2/3 do que gastamos com assistência social. Ou é porque está dispensada a licitação?

Vai dar certo sim! São ideias ou medidas que já existiam ou estavam esperando uma boa desculpa pra se implementar. Na minha modesta opinião contra o interesse público. Temos que ficar atentos para não deixar o medo suplantar a racionalidade e não exercitarmos o senso crítico e ceticismo.

COMPATILHAR: