Os estúdios são o habitat de quem trabalha com áudio e vídeo. Com várias ferramentas à disposição, além do ambiente apropriado, a música ou o filme ganham uma excelente qualidade. O melhor de tudo é que, hoje em dia, dependendo da necessidade, não é preciso muito para montar um e, inclusive, é possível fazer um estúdio em casa.

Com o isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus, o número de estúdios caseiros aumentou, seja por conta dos artistas que não podem sair para gravar seus trabalhos, seja porque o consumo de mídia também aumentou, até mesmo para quem não é formado no assunto.

Portanto, se você quer montar um estúdio em casa, ou até mesmo arriscar abrir uma gravadora comercial, você tem que saber quais são os equipamentos necessários e lidar com a acústica, além de conhecer alguns dos melhores estúdios brasileiros para você se inspirar. Confira:

Acústica e ambiente perfeito para um estúdio em casa

Antes de começar uma gravação, qualquer trabalho que envolva áudio precisa de um estúdio que forneça uma boa acústica. Para evitar ruídos vindos do lado de fora e ecos, é muito importante forrar o chão com tapetes e as paredes com espuma. Sabe aquelas paredes que parecem caixas de ovo? É uma parede normal forrada com placas de espuma com o formato ondulado. Placas e revestimentos de madeira também são bem-vindos, pois o material, além de abafar ruídos, dá mais charme ao ambiente.

Mas, se você tiver uma graninha a mais, você pode contratar empresas especializadas em “rechear” as suas paredes com espuma. Eles constroem uma parede com alguns centímetros de distância de cada parede original do cômodo e colocam as espumas entre elas. Esse método de isolamento é mais trabalhoso, mas vale a pena a estética (você pode pintar as paredes do estúdio na cor que preferir) e ainda permite colocar visores acústicos que, basicamente, são “janelas” de espessura grossa que possibilitam a comunicação visual entre os ambientes sem interferência de barulho. 

Esses requisitos, aliados a microfones profissionais e moduladores de áudio, deixam o áudio de sua gravação impecável, mas também torna o ambiente abafado. A dica é escolher e instalar um ar-condicionado que faça o menor barulho possível.

Equipamentos ideais para o estúdio

Os equipamentos variam conforme a necessidade de quem vai montar um estúdio. Listamos a seguir as principais necessidades aqui para deixar este artigo mais claro:

  • Estúdio para podcasts: este precisa apenas de microfones, uma mesa de som e caixas de retorno. Headphones são itens opcionais, mas é sempre muito bom ter em seu estúdio. Não requer muito espaço.
  • Estúdio para transmissão de rádio: seus equipamentos são os mesmos para a gravação de podcasts, mas tem uma única diferença – é preciso ter um computador com internet e um software específico para transmissão instalado.
  • Estúdio de música: ainda com os mesmos equipamentos, mas troca o computador de transmissão por um espaço mais amplo para caber os instrumentos.
  • Estúdio de vídeo: este requer um espaço maior com câmeras, iluminação, microfones de teto (cujo nome técnico é Boom) ou de lapela e um fundo verde (Chroma Key). Além disso, este estúdio requer uma sala técnica construída em algum canto com uma mesa de som, mesa de corte (para determinar qual imagem estará no ar), switcher (que recebe as informações das câmeras, de áudio e de efeitos gráficos) e um encoder (responsável por converter toda a gravação no produto final). Alguns estúdios manipulam as câmeras e a iluminação remotamente na sala técnica.

Todo estúdio precisa de uma Ilha de Edição

Todo estúdio, principalmente os de vídeo, precisam de uma sala à parte dedicada apenas para a edição do material bruto. O ambiente nada mais é que uma sala com um, ou mais de um, computador com softwares de edição e tratamento de cor e áudio instalados.

A iluminação desta sala também é importante, visto que a luz ambiente interfere na imagem do monitor do computador. Para editar, a sala precisa estar escura, com uma suave luz indireta no canto da mesa para que você não fique em total escuridão. Nessas salas, também é importante ter caixas de som potentes ou headphones.

Se você montou um estúdio em casa, não se preocupe. Os softwares de edição são compatíveis com computadores domésticos, desde que tenha boa memória e excelente placa de vídeo, e você pode editar seu trabalho usando seu headphone no escurinho do seu quarto.  

Conheça os melhores estúdios brasileiros e se inspire

Toca do Bandido (Rio de Janeiro)

Localizado no meio da mata carioca, o estúdio Toca do Bandido é sediado em uma cabana rústica e já recebeu nomes como Maria Rita, Adriana Calcanhotto, O Rappa e Érika Martins. Além das gravações, o estúdio também é uma bela exposição de guitarras, há várias disponíveis para o músico, como Fender, Gibson, Gretsch entre outras marcas famosas.

Midas Studios (São Paulo)

O Midas Studios fica na zona norte de São Paulo e é administrado por Rick Bonadio, famoso por produzir bandas como Mamonas Assassinas, Charlie Brown Jr., CPM 22, entre outras. O estúdio conta com quatro salas, três para gravação e mixagem e uma para pré-produção, edições digitais e composição.

K9 Estúdio (São Paulo)

Também em São Paulo, o K9 Estúdio é equipado com duas salas, que servem tanto para gravações como para ensaios. Além de estúdio, o K9 também atua como produtora e gravadora focada em bandas e músicos independentes.

BigBox Estúdios (São Paulo)

De estrutura moderna, a BigBox Estúdios conta com dois espaços para gravar filmes e outros projetos em vídeo, além de dois refeitórios, dois camarins e duas salas vip. Tudo o que eles oferecem é para locação, desde os estúdios até seus equipamentos.

PlayRec Studios (Rio de Janeiro)

A PlayRec Studios conta com dois estúdios, sendo um deles com 150m² de área e 4,50m de pé direito, multifuncionais. Ambas as salas são equipadas para gravar vídeos institucionais, comerciais, programas de TV e filmes, além de videoclipes e músicas para álbuns. Além das gravações, ela também atende na pós-produção com uma ilha de edição e autoração de DVDs.

Loc on Demand (São Paulo)

Localizado no bairro da Liberdade, a Loc on Demand é focada nas gravações de podcasts, videocasts e vídeos para o YouTube. Este estúdio conta com três salas, cada uma atendendo uma necessidade específica. O estúdio A é amplo, com capacidade para receber inclusive uma orquestra, enquanto o B é menor, mas bem decorado e perfeito para realizar um videocast, e o C é dedicado para gravações musicais com um músico ou pequenas bandas.

COMPATILHAR: