Com o objetivo de conscientizar a população formiguense de que é preciso manter as práticas que minimizam a proliferação do novo coronavírus, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano, realiza semanalmente uma ação educativa no Centro da cidade.

Para atrair a atenção de quem passa pelo local, a cada dia de trabalho, um personagem é quem transmite o recado de maneira lúdica. Nesta quinta-feira (23), servidores que atuam nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) estão na praça Getúlio Vargas para reforçar a orientação de que o uso da máscara de proteção individual é importante na prevenção à Covid-19.

As pessoas que passam pelo local, e não têm o equipamento, recebem uma máscara e têm as mãos higienizadas para que possam manusear o item de maneira segura.

Hoje, também, os comerciantes estão recebendo cartazes que devem ser afixados nos estabelecimentos. Eles têm dicas de como lavar corretamente as mãos, como manter a etiqueta respiratória durante o período de pandemia e quais são os cuidados necessários para preservar e lavar as máscaras individuais.

Durante a coletiva de imprensa, realizada na quarta-feira (22), a médica infectologista, Raquel Vaz, deu mais detalhes sobre o uso adequado de máscaras que, agora, já devem fazer parte da rotina do formiguense. “Não é possível dizer se a máscara deve ser trocada depois de duas ou três horas, porque tudo depende da forma de se usar o equipamento de proteção e o mais importante é manter a máscara seca”, explicou a médica.De acordo com a infectologista, quando o usuário perceber que o material da máscara está úmido é hora de trocá-la, pois já não existe a proteção desejada.

Outra dica dada pela médica é sobre o material ideal para confeccionar máscaras. “Podem ser usados quaisquer tipos de pano, mas o ideal é o TNT em duas camadas”, explicou a médica.Como boa parte da população está usando máscaras reutilizáveis, Raquel Vaz ainda deu dicas de como higienizá-las da maneira adequada, frisando a importância de lavá-las sempre após o uso e nunca compartilhar máscaras. “O vírus se protege em uma membrana lipídica (de gordura) então qualquer tipo de sabão é capaz de eliminá-lo. Então basta lavar as máscaras para poder reutilizá-las. O uso de água sanitária também é indicado”, completou a médica.

Fonte: Decom

COMPATILHAR: