A iniciativa de maior repercussão social realizada pelos Correios na época de Natal será lançada oficialmente em Minas Gerais neste domingo (07/11). Trata-se da edição 2010 da campanha Papai Noel dos Correios, ação que há 21 anos busca proporcionar a realização dos pedidos das milhares de crianças carentes que escrevem cartas para o bom velhinho. O evento de lançamento, que será realizado no Parque Ecológico da Pampulha, em Belo Horizonte, às 10 horas, marca o início do processo de adoção das cartas e, como acontece todos os anos, conta com a presença de seu personagem mais ilustre: o Papai Noel, que chegará em cortejo no caminhão do Corpo de Bombeiros. Durante o lançamento, o bom velhinho irá distribuir à criançada sementes de hortaliças, buscando estimular o hábito por uma alimentação saudável.

Cartas à disposição do público a partir de segunda-feira
Os interessados em adotar uma cartinha podem procurar os pontos de atendimento dos Correios* entre os dias 8 de novembro e 03 de dezembro. O objetivo é a adoção de 100% das cartas.

Foco na educação
Em Minas, a campanha em 2010 segue os mesmos moldes do ano passado, aceitando somente as cartas de crianças que estiverem matriculadas em instituições de ensino, abrigos e creches da rede pública. Para poder participar, o aluno deve ter até 10 anos de idade ou estar cursando até o 5º ano (antiga 4ª série) do Ensino Fundamental. Vale lembrar que o Papai Noel apenas atenderá os pedidos enviados diretamente pelas escolas. A metodologia de vincular a campanha ao tema educação está diretamente relacionada ao alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, em especial aos itens 2 – Educação básica de qualidade para todos – e 8 – Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento. As cartas podem ser enviadas pelas escolas até o dia 16 de novembro.

Resultados 2009
A mobilização dos mineiros em todas as regiões do Estado foi responsável pelo atendimento a quase 150 mil cartinhas, das 165 mil enviadas ao ?bom velhinho? no Natal de 2009, número que ultrapassou a expectativa da empresa, que era, inicialmente, de atender a 130 mil pedidos. A participação intensa da sociedade contribuiu para que a campanha mantivesse o elevado índice de apadrinhamento em Minas, acima de 90%. Vale destacar que, no ano passado, várias regiões adotaram 100% das cartinhas, como o Triângulo Mineiro, o Vale do Jequitinhonha-Mucuri, o Norte e o Leste de Minas. Belo Horizonte também merece destaque, já que é responsável pelo maior volume de cartas apadrinhadas em todo o Estado, mais de 55 mil (92% das cartas cadastradas na região).

Cronograma Papai Noel dos Correios 2010
– Recebimento das correspondências: Até 16/11
– Lançamento oficial do processo de adoção das cartas: 07/11 ? Chegada do Papai Noel ? Parque Ecológico da Pampulha (Avenida Otacílio Negrão de Lima, 7111) ? 10h
– Apadrinhamento: 08/11 a 03/12
*Os interessados em adotar uma cartinha podem procurar, de 08/11 a 03/12, as seguintes unidades dos Correios:

RMBH
– Agência Central Presidente Juscelino Kubitschek (Av. Afonso Pena, 1270, Centro – BH)
– Agência Paraná (Av. Paraná, 477, 2º andar, Centro – BH)

Interior de Minas
– Sedes das Regiões de Vendas dos Correios (Barbacena, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Manhuaçu, Montes Claros, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia e Varginha);
– Agências centrais nos demais municípios.
Outras informações pelo telefone: (31) 3271-3998.

COMPATILHAR: