O período em que seria comemorado o Carnaval em 2021 será registrado por fiscalizações mais rigorosas nas cidades mineiras. O objetivo do governo do Estado é evitar aglomerações e demais festividades, proibidas em função da pandemia do novo coronavírus.

As medidas foram divulgadas durante coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (10), que contou com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), do coronel da Polícia Militar (PM), Rodrigo Sousa Rodrigues e do coronel do Corpo de Bombeiros, Edgar Estevo.

Um planejamento estratégico, visando coibir as grandes reuniões, foi apresentado pelas Forças de Segurança do Estado durante a coletiva. O projeto será executado em parceria com os municípios, que têm a responsabilidade na fiscalização de festas e eventos, segundo o governador Romeu Zema. “As Forças de Segurança do Estado se planejaram para que nós venhamos a evitar qualquer tipo de aglomeração, qualquer tipo de evento no estado. Estamos trabalhando em conjunto com todos os municípios. Não queremos que o mineiro se exponha desnecessariamente a riscos. Tivemos um mês de janeiro que, em termos de novos casos de Covid e de óbitos, superou qualquer expectativa. Portanto, é momento de ter cautela”, comentou.

Para intensificar o trabalho de orientação e fiscalização, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) reforçou o efetivo que irá trabalhar nas ruas, com suspensão de férias no período do Carnaval. Além da medida, militares do setor administrativo e dos cursos de formação também serão deslocados para missões e operações em todo o estado. Segundo o comandante-geral da PMMG, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, serão realizadas ações em regiões com maior número de turistas e histórico de aglomerações, operações Lei Seca em locais de maior fluxo de turistas e monitoramento de eventos e bailes irregulares.

As fiscalizações nas rodovias estaduais e federais também serão reforçadas. “A campanha da Polícia Militar traz como lema que o Carnaval é pela vida, então vamos trabalhar para evitar aglomerações. É importante ressaltar que não há nenhum evento carnavalesco planejado e permitido no Estado. Se tiver, ele será irregular, por isso é importante a parceria com os municípios, que têm a responsabilidade de fiscalizar. Vamos atuar juntos para evitar que a Covid-19 avance neste período”, afirmou o coronel Rodrigo.

Para que as ações sejam ainda mais reforçadas, o comandante pede, ainda, a ajuda da população na fiscalização de eventos irregulares e em denúncias de festas e aglomerações.

Reforço

Os trabalhos serão realizados com apoio do Corpo de Bombeiros, que também atuará nos principais pontos de atenção, que estão nas regiões balneárias, conhecidas por festas e eventos nesta época do ano. Cerca de 4.000 militares e 420 viaturas estarão mobilizados para atuarem no Carnaval.

“Vamos trabalhar com a Polícia Militar, mas também com todos os órgãos municipais, como as guardas municipais e a vigilância sanitária, com objetivo de evitar a aglomeração. Não temos um único registro de qualquer evento sendo noticiado. Não há nenhuma solicitação de autorização por parte dos bombeiros para eventos, o que mostra que os municípios estão seguindo esta diretriz de ter um Carnaval diferenciado, consciente, seguro, pela vida e pela saúde”, disse o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Estevo. 

Além das ações, este ano o governo optou por não decretar ponto facultativo durante o período em que a festividade seria realizada, entre os dias 15, 16 e 17 de fevereiro, mantendo expediente regular. A decisão tem por objetivo desestimular viagens e a ocorrência de eventos que possam gerar aglomerações e provocar o aumento de casos de Covid-19.

“O que nós queremos é que o mineiro tenha um Carnaval mais seguro, sem aglomerações. Não será permitido o que nós sempre tivemos, como blocos e festas em ruas. Estamos vivendo um momento excepcional. À medida que a vacinação acontecer, o Carnaval será remarcado em todo o Brasil. Queremos que as pessoas que gostam da festa tenham a oportunidade, mas este agora não é o momento. É o momento de ficarmos quietos, de termos consciência de que valorizar a vida está acima de qualquer festa”, afirmou o chefe do Executivo estadual.

Outra determinação, já divulgada anteriormente, foi o fechamento dos parques estaduais, também como forma de prevenir o contágio pelo novo coronavírus. Os parques e demais unidades de conservação administrados pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) estarão fechados para visitação entre sexta-feira (12) e a próxima quarta-feira de Cinzas (17).

Pandemia em Minas

Minas Gerais bateu, nesta quarta-feira (10), novo recorde de mortes por Covid-19. Foram 243 óbitos confirmados nas últimas 24 horas no Estado. O recorde anterior havia sido registrado em 27 de janeiro, quando 216 pessoas perderam a vida por causa da doença.

Os dados estão presentes no boletim, que ainda trouxe a quantidade de 6.466 novos casos registrados para a enfermidade no período entre terça e esta quarta-feira. No total, 786.653 pessoas já se contaminaram com o novo coronavírus e 16.233 pacientes morreram em decorrência da enfermidade em território mineiro.

(*) Com informações da Agência Minas

Matéria do Hoje em Dia

COMPATILHAR: