Saber se defender de situações de violência tem se tornado algo fundamental na vida das mulheres. Mais que saber uma arte marcial, há tecnicas específicas de defesa pessoal que podem ajudar mulheres a se protegerem.

Pensando nisso, o Coletivo Irmandade das Flores e o projeto Tatame do Bem se uniram em uma nova ação: A proposta é disponibilizar nas redes sociais vídeos com aulas de defesa pessoal.

De acordo com o autor da proposta e presidente do Tatame, Rodrigo Assalin, a ideia é sempre minimizar a violência: “Pensei em contribuirmos de alguma forma, e nesta época em que vivemos, a violência contra a mulher tem aumentado muito. Criar estes vídeos é uma forma de contribuir, mostrando à mulher que ela pode reagir em uma situação de risco de forma correta. A parceria com a Irmandade das Flores existe há um ano, e esperamos sempre criar novas ações para a comunidade”, explicou.

Dentro do projeto, que recebeu o nome de AULA DE DEFESA PESSOAL, vídeos serão gravados e postados nas redes sociais Facebook e Instagram, com Rodrigo e as integrantes do coletivo, mostrando como a mulher pode se defender de uma abordagem ao sair do carro, ser empurrada, ser encurralada, por exemplo.

Os vídeos serão lançados nas redes a partir da próxima segunda-feira (22).

Luana Lima, uma das integrantes, falou sobre a importância da parceria: “A parceria da Irmandade com o projeto Tatame do Bem sempre foi muito proveitosa. Diante dos últimos casos de violência contra a mulher que aconteceram na nossa cidade, vimos uma oportunidade de aproveitar essa parceria para aprendermos a nos defender e partilhar esse aprendizado nas redes sociais para que o maior número de mulheres veja e também possa desfrutar das aulas de defesa pessoal”.

A integrante Mônica Borges reforça a importância desta ação: “Em uma sociedade que a mulher é alvo de constantes e variados ataques, saber se defender se torna quase um imperativo. Não é o ideal que tenhamos que nos defender, já que não devíamos ser atacadas. Mas, como o ideal ainda é utópico, aprender “defesa pessoal” é uma saída bem interessante diante da realidade que se apresenta”.

Luiza Parreira, que também compõe o coletivo, já fez aula de defesa pessoal e ressalta a importância de saber se defender: “Eu já fiz aulas de defesa pessoal para mulheres. Recomendo a todas! Posso dizer que fiquei mais segura e autoconfiante. Procuro sempre ficar atenta aos ambientes que estou e manter a calma em situações extremas”.

A integrante e advogada Flávia Freitas fala sobre a importância da ação, mostrando como a sociedade ainda coloca a mulher como vulnerável: “A vulnerabilidade da mulher em relação à força do homem sempre deu causa ao medo feminino de andar livremente nas ruas em qualquer horário, adentrar em qualquer lugar ou frequentar lugares com presença majoritária do sexo oposto. A ideia enraizada de que a mulher é sempre indefesa também alimenta a ilusão de poder masculino sobre a mulher. A ação “aula de defesa pessoal” é extremamente necessária para desconstruir esse estigma, pois convida todas as mulheres a aprenderem técnicas de defesa pessoal, de modo a diminuir a tensão existente e o medo constante de ser a próxima vítima”.

O Coletivo Irmandade das Flores montou um cadastro com professores de defesa pessoal que atuam na cidade de Formiga. As aulas ofertadas são individuais, e os professores são atentos às regras de vigilância sanitária diante a situação pandêmica atual. Quem se interessar, pode enviar uma mensagem por direct no Instagram para @irmandadedasflores solicitando indicações.

COMPATILHAR: