Uma parceria do coordenador do Laboratório de Mineralogia do UNIFOR-MG, Anísio Cláudio Rios Fonseca, com o diretor técnico do Hemocentro da Paraíba, Fernando Brederodes (bioquímico e fotógrafo), resultou em fotos em alta definição de minerais pesquisados na instituição de ensino. Os dois se conheceram no Clube Brasileiro de Colecionadores de Minerais.

Anísio Cláudio Rios Fonseca explicou que Fernando Brederodes utilizou uma câmera Canon T3 com tubo extensor adaptado em objetiva de microscópio bauch&lomb e sequências de planos de imagens empilhadas com software Combine ZP. “As fibras têm menos de 4 mm. Essa técnica gera resultados incríveis. Fernando, além de colecionador e pesquisador de minerais, é um grande amigo e profissional”, destacou o docente.

Entre as fotos produzidas pelo Diretor Técnico, está a de um agregado de bissolita – Ca2(Mg,Fe++)5Si8O22(OH)2, descoberto há cinco meses sobre epídoto, na região de Morro das Pedras, em Formiga-MG, identificado com o auxílio do Prof. Dr. Heinrich Frank, que leciona na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O coordenador do Laboratório de Mineralogia disse que é uma variedade de actinolita / tremolita, anfibólios eventualmente fibrosos na forma de amianto. Ele contou que as imagens serão usadas na XV Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão (MIPE), promovida nos próximos dias 22 e 23 de outubro.

COMPATILHAR: