Redação Últimas Notícias

A Prefeitura de Arcos divulgou nessa quarta-feira (29) a previsão de reabertura do Parque Aquático – Adriano Carlos de Oliveira (Didi).

Localizado no bairro Santo Antônio, o parque foi interditado em agosto do ano passado. A medida foi tomada após visita de funcionários do setor de Epidemiologia ao parque. O local é habitat de capivaras, mamífero hospedeiro da bactéria causadora da febre maculosa e um dos principais hospedeiros do carrapato estrela, que é o transmissor da doença.

Em 2018, 12 casos confirmados da doença foram registrado na região Centro-Oeste. Segundo levantamento da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Divinópolis, Itaúna, Igaratinga, Pitangui e Pará de Minas tiveram casos confirmados da doença no ano.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Arcos, a previsão é que, após a conclusão de levantamento epidemiológico de verificação e acompanhamento clínico de identificação de hospedeiros da bactéria causadora da febre maculosa, o parque seja reaberto para a população na primeira quinzena de junho.

A Secretaria também enfatizou que todas as medidas foram tomadas para zelar pela responsabilidade do município com a saúde pública. “Foram realizados exames clínicos em capivaras e em animais de fazendas vizinhas. Dos sete animais que foram coletados amostras de soro, seis apresentaram resultado reagente para a presença da bactéria da doença. Índice alto que levou a manutenção da interdição desta área de lazer”.

 

COMPATILHAR: