Redação Últimas Notícias 

A Prefeitura de Arcos confirmou nesta terça-feira (18) a reabertura do Parque Aquático Adriano Carlos Oliveira – Didi. Localizado no bairro Santo Antônio, o parque foi interditado em agosto do ano passado devido à infestação do carrapato estrela, transmissor da febre maculosa.  O local é habitat de capivaras, mamífero hospedeiro da bactéria causadora da febre maculosa e um dos principais hospedeiros do carrapato estrela.

Foto: Prefeitura de Arcos/Divulgação

De acordo com a Prefeitura, na semana passada uma equipe do setor de epidemiologia realizaram mais um trabalho de arrasto para coletar carrapatos nas áreas de pastagens do parque. O trabalho foi coordenado pelo agente de epidemiologia ontológica, parasitologia, malacologia e primatologia da Gerência Regional de Saúde, Robson Barbosa. “Durante a varredura, que seguiu o último trajeto, foram encontrados apenas dois carrapatos. Índice percentual bem positivo diante do trabalho que foi realizado anteriormente – onde foram encontrados 50 no local. Os profissionais também recolheram amostras de sangue de cachorros de residências que ficam próximas do parque, para exames de positividade de bactéria da febre maculosa. Os carrapatos e as amostras foram encaminhados para a Fundação Ezequiel Dias, onde serão analisados”.

De acordo com o coordenador do Setor de Epidemiologia, Tiago Carvalho, as medidas de liberação do parque serão acompanhadas de ações preventivas constantes. “Iremos continuar seguindo os protocolos de prevenção e monitoraremos constantemente o local, além de receber de seis e seis meses a visita dos agentes da Gerência da Superintendência Regional de Saúde para a realização de novos rastreamentos”, informou.

Limpeza do Local

Foto: Prefeitura de Arcos/Divulgação

A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura também realizou a manutenção de limpeza do local – com a realização de capina, poda de árvores, pintura de meio-fio e varredura do parque.

 

COMPATILHAR: