O Parque Nacional da Serra da Canastra suspendeu novamente nessa quarta-feira (17), a visitação à unidade por meio de todas as portarias, incluindo a que está localizada em São Roque de Minas. A medida segue orientações da Onda Roxa do Minas Conscienteetapa em que se encontram todos os municípios mineiros e é a mais restritiva, lançada pelo governo até o momento.

Segundo o Instituo Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra a unidade de conservação, até o dia 31 de março, quando vence o prazo de 15 dias da Onda Roxa, não será permitida a entrada de turistas. Já os moradores da região da Serra da Canastra, que precisam passar pelo parque, podem transitar pelo local.

Primeiro fechamento

No dia 17 de março do ano passado, ocorreu o primeiro fechamento da unidade, à época, diante de uma recomendação que partiu do Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que em uma rede social disse que todos os parques nacionais de conservação teriam que interromper o funcionamento em precaução ao avanço do novo coronavírus.

A unidade foi reaberta para visitação no mês de outubro, após oito meses fechada, mas com algumas restrições, como o agendamento de visitas, por exemplo.

Abrangência do parque

O Parque Nacional da Serra da Canastra abrange os municípios de São Roque de Minas, Capitólio, Vargem Bonita, São João Batista do Glória, Delfinópolis e Sacramento.

São 200 mil hectares de extensão que abrigam a nascente do Rio São Francisco, paredões de rocha com diversas cachoeiras, como a Casca D’anta, por exemplo, que tem quase 200 metros de queda.

A unidade preserva ainda espécies ameaçadas de extinção. Entre elas, o pato mergulhão.

Unidades de Conservação

O Brasil tem, atualmente, 73 parques nacionais administrados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), uma autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente criada em 2007. Desses, 42 são abertos para a visitação do público.

Fonte: G1

COMPATILHAR: