Pouco mais de um ano após o lançamento do Espaço do Passageiro, um ranking popular da qualidade dos serviços das companhias aéreas com notas dadas pelos usuários, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lança o ranking dos aeroportos brasileiros. A partir desta quarta-feira (30), ao se cadastrar na página do Espaço do Passageiro na Internet, o usuário poderá dar notas de 1 a 10 para 16 quesitos em 130 aeroportos públicos, de grande e pequeno porte. Basta acessar: www.anac.gov.br/passageiro.
É possível avaliar desde o acesso ao aeroporto; estacionamento; lojas de alimentação e conveniência; serviços públicos no terminal (Polícia Civil, Anvisa, Posto Médico, Vara da Infância e Juventude etc.); até o atendimento à necessidades especiais; conforto ? antes do embarque e na sala de embarque; inspeção (raios-X); serviços de informações ? antes do embarque e na sala de embarque; conforto e facilidades na área de desembarque; tempo de restituição de bagagem; transporte público e táxis no aeroporto. No caso de aeroportos internacionais, também é possível dar notas para o controle de passaportes (Polícia Federal) – no embarque e no desembarque e o controle de alfândega (Receita Federal) no desembarque.
?As avaliações na internet deverão servir como referência aos demais passageiros sobre a prestação de serviços dos aeroportos, como já ocorre com as companhias aéreas. Os próprios passageiros vão apontar os aeroportos que melhor atendem suas necessidades? , explica a diretora presidente da Anac, Solange Paiva Vieira.
O ranking é dividido entre os aeroportos de grande porte, que recebem mais de 1 milhão de passageiros por ano, e os menores. Para ser classificado, será preciso que o aeroporto tenha recebido no mínimo 100 avaliações em quatro quesitos ? no caso dos maiores ? e 25 avaliações em quatro quesitos ? no caso dos aeroportos de menor porte. A média das notas dadas pelos internautas é exibida no site e atualizada automaticamente a cada nova avaliação.
Um único cadastro no Espaço do Passageiro é suficiente para avaliar tanto aeroportos quanto companhias aéreas. Além disso, o passageiro pode retornar ao site e rever suas avaliações sempre que desejar, alterando as notas. Para a segurança da votação, o cadastro inclui login, nome completo, número do CPF e senha personalizada. Em um ano, o Espaço do Passageiro já recebeu mais de 26 mil visitas e tem cerca de 3,5 mil usuários cadastrados.

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