O Departamento de Trânsito (Detran-MG) publicou uma portaria para regulamentar os pátios que abrigam veículos apreendidos pela polícia, serviço feito por empresas terceirizadas. Muitas dessas empresas terão que se adequar às novas normas do Detran.
Em Formiga existem dois pátios. O Socorro Jajá tem capacidade para 250 veículos. De acordo com o proprietário, André Alves, o serviço já está se adequando com relação às novas medidas instituídas pelo Detran. ?Estão sendo reformados a sala de espera, banheiros femininos e masculinos, a pavimentação do pátio (britas colocadas no local)?, afirma.
André Alves conta que a maior dificuldade que enfrentam os proprietários de pátios é receberem informações dos órgãos responsáveis com relação às modificações que precisam ser realizadas. ?Esta Lei já foi implantada faz tempo, apenas está sofrendo modificações. Esta situação apenas tem dificuldade de ser cumprida devido ao governo do Estado e a Polícia Civil não nos informarem sobre as mudanças. O pátio contém carros apreendidos há mais de 10 anos. Nós não temos orientação para onde esses veículos possam ir. Muitos foram a leilão, mas, até o momento, nada foi feito?, conta.
A mesma situação ocorre com o outro serviço na cidade, o pátio do Socorro Retina. O proprietário Magno comenta que a portaria é desconhecida para a maioria dos proprietários de pátios. Para ele, falta divulgação das novas medidas a serem adotadas. ?Realmente eu desconheço esta informação, preciso até entrar no site do Detran para que eu fique por dentro da portaria, que relata sobre este fato. A maior dificuldade é manter um contato com a Polícia Civil, devido ao órgão responsável não ter interesse suficiente?, comenta. O proprietário diz que no pátio dele há cerca de 400 veículos entulhados. ?Falta um direcionamento para nós. Em minha opinião falta organização?, conclui.
De acordo com o banco de dados do Detran não existe nenhum levantamento no estado sobre o número de pátios e veículos apreendidos. Segundo a portaria do Detran, com o cadastramento nenhum veículo ficará mais que 90 dias apreendido.
Mesmo sem terem sido oficialmente informados das novas medidas, os proprietários de pátios tem prazo até o dia 2 de outubro para se adequarem.

COMPATILHAR: