A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou, nesta terça-feira (27), o retorno do público aos estádios para partidas de futebol na capital mineira. Com indicadores da Covid-19 em queda na cidade, o prefeito Alexandre Kalil se reuniu com dirigentes do América, Atlético e Cruzeiro e definiu a volta de até 30% dos torcedores aos eventos do principal esporte do país. 

A diretriz abre possibilidade para a presença de 30% da capacidade, com torcida única dos mandantes. Haverá exigência de teste PCR ou teste rápido de 72 horas. A PBH montará operações para coibir aglomeração no entorno dos estádios.  “A falsificação de resultados de exame e será contemplada como tal. É muito importante que seja o resultado de exame de um laboratório confiável”, afirmou Jackson Machado Pinto, secretário municipal de Saúde. 

A Prefeitura de Belo Horizonte realizará um evento-teste na cidade, no “primeiro jogo que tiver possibilidade”, nas palavras do próprio Jackson. A determinação, no entanto, seguirá apenas o que for permitido pelas entidades do futebol. “Os clubes vão se entender com a confederação e ver quem vai fazer o primeiro teste”, garantiu. Para entrar no estádio, o torcedor terá que apresentar ingresso (comprado com antecedência via internet) e teste negativo para Covid-19. “Se der certo, à medida que as condições permitirem, haverá expansão do público”, afirmou Jackson.  

Entidades do futebol 

 A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pretende, em regime experimental, liberar público nos jogos das quartas de final da Copa do Brasil, a partir de 25 de agosto. O Atlético é o único representante mineiro na competição e precisa eliminar o Bahia, nas oitavas, para alcançar as quartas. Por outro lado, a Conmebol liberou, em 11 de julho, a presença de público nos estádios em jogos da Libertadores e também da Copa Sul-Americana. No entanto, a autorização para volta dos torcedores às arenas depende também dos municípios que recebem duelos das equipes participantes. 

Diretrizes para retorno do público em BH

  • Uso obrigatório de máscaras
  • Um assento lateral e um assento frontal de distância entre torcedores
  • Sem limitação de idades, mas há recomendação para que grávidas não compareçam
  • Venda de ingressos apenas pela internet
  • Todos os portões dos estádios deverão ser abertos 

Primeiro duelo com público

 A tendência é que o duelo entre Atlético e River Plate, da Argentina, em 18 de agosto, seja o primeiro jogo com torcedores neste retorno em Belo Horizonte. A partida, que marcará o jogo de volta das quartas de final da Libertadores, será realizada no Mineirão. 

Fonte: MG Superesportes

COMPATILHAR: