Alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Formiga (Apae) têm um novo espaço para mostrar seus trabalhos artesanais. Nesta quarta-feira (15), foi inaugurada uma loja da entidade à rua Barão de Piunhi, no Centro, ao lado da Caslar Móveis.
Quem quiser conferir os produtos confeccionados pelos alunos da Apae o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, de 12h30 as 17h. Diversas peças de artesanato como caixas de presente, tapetes e enfeites estão disponíveis para venda e interessados também podem fazer encomendas. Além disso, deliciosos bombons, doces, trufas e o famoso picolé, nomeado de ?Apaecolé?, são comercializados no novo espaço.
Para o presidente da Apae, Paulo Roberto de Oliveira, é muito importante divulgar o trabalho dos alunos. ?Eles podem mostrar o quanto são capazes?. Na ocasião, ele agradeceu aos proprietários da loja de móveis pelo espaço cedido para a entidade.
O dinheiro obtido com as vendas dos produtos será revertido para os próprios estudantes. Segundo Paulo de Oliveira, a associação é o primeiro passo para um futuro profissional, para que eles sejam incluídos em empresas do município.
A diretora da entidade, Sandra Mara Rios, também enfatizou a importância de uma loja da Apae no centro da cidade. ?É uma forma da comunidade conhecer mais os trabalhos dos meninos. É ótimo. Ela ainda acrescentou: ?A pessoa que tem deficiência basta acreditar nos seus potenciais?.
De acordo com a coordenadora da educação profissional da Apae, Jaqueline Maria Silva Pacheco, há muito tempo existe a vontade de abrir uma loja. Desde 2000, a oficina da entidade profissionaliza os alunos. Ela explicou que somente os estudantes acima de 16 anos podem fazer os trabalhos artesanais, seguindo a legislação do trabalho. Eles recebem uma bolsa incentivo, de acordo com critérios de assiduidade.
Há 26 anos, o aluno André Lopes de Miranda, de 31 anos, estuda na entidade. Atualmente, ele trabalha na confecção de tapetes e de caixinhas de presente. Segundo a mãe do estudante, Ana Maria Lopes de Miranda (Toninha), os profissionais da Apae trabalham com amor e carinho e são muito atenciosos. ?Lá, ele encontra apoio e pode conviver com outras pessoas?, contou.
O quadro de funcionários da associação é composto por 59 profissionais, que atendem a 210 alunos.
Os preços dos produtos comercializados pela associação são bem acessíveis ao público. Quem quiser fazer encomendas e/ou doações para a Apae pode ligar no 3321-3456.

COMPATILHAR: