O prazo para pedir o pagamento dos atrasados do de alto valor da revisão do benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) por meio de precatórios termina no dia 30, para quem deseja garantir recebimento em 2010. Nos últimos três anos, em média, foram pagos 23 mil precatórios, anualmente. Até agora, 18 mil estão cadastrados para receber. É possível acompanhar a confirmação do precatório no site www.trf3.jus.br.
A partir do dia 1º de julho, os pedidos de precatórios de ações contra o INSS com valor superior a 60 salários mínimos (R$ 27.900) serão incluídos no pagamento previsto para o início de 2011. O segurado pode ter entrado com a ação no Juizado Especial Federal, em uma vara previdenciária ou na Justiça estadual, em caso de acidente de trabalho.
De acordo com o TRF 3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), órgão responsável pela programação dos precatórios pagos nos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, o próprio segurado ou seu advogado, se for o caso, podem preencher o formulário de requisição do precatório, chamado de requisitório. O pedido deve ser feito no mesmo órgão onde a ação foi julgada. O órgão vai enviar os dados eletronicamente para o TRF 3, que no dia 1º vai fechar a lista de pagamentos.
O segurado também pode tirar suas dúvidas sobre os precatórios registrados ou sobre o pedido de pagamento pelo e-mail [email protected].

COMPATILHAR: