Com direito à duas expulsões e decisão na disputa de pênaltis. Foi assim que o time do zagueiro, o formiguense Pedro Lima, o País Basco, conquistou uma vaga para a finalíssima do reality show esportivo Bravo! transmitido pelos canais ESPN e WatchESPN.

No episódio desta semana foram ao ar as duas partidas da semifinal do programa que está em busca de novos talentos no futebol e que premiará o time vencedor e mais cinco destaques do campeonato com a oportunidade de jogar nas categorias de base da La Liga, o campeonato espanhol de futebol.

O jogo do País Basco foi contra o Madrid e contou com a presença do presidente do Palmeiras, Paulo Nobre, o que só aumentou a responsabilidade sobre os garotos. Mais uma vez, Pedro Lima estava em campo.

A partida foi sofrida e cheia de pressão. O Madrid marcou logo no início do jogo o que fez com que os jogadores do País Basco fossem para cima em busca do empate que saiu apenas no segundo tempo, após um pênalti.

Cinco minutos após o empate, Pedro fez uma falta dura e levou o segundo amarelo na partida e acabou expulso de campo.

A situação ficou ainda mais tensa, quando outro companheiro de Pedro recebeu cartão vermelho por tentar cavar uma penalidade.

Mesmo com dois jogadores a menos, o País Basco segurou o empate e levou a decisão para a cobrança de pênaltis.

Jogadores do Madrid perderam duas cobranças, enquanto o time de Pedro converteu todas e carimbou passaporte para a grande final que será exibida em dois episódios, transmitidos a partir da semana que vem.

De acordo com o regulamento do Bravo!, mesmo após a expulsão, o zagueiro formiguense poderá entrar em campo na grande final. Se Pedro tivesse recebido o cartão vermelho direto estaria suspenso. Porém, a expulsão ocorreu após dois cartões amarelos, o que permite que ele entre em campo na partida definitiva do reality show.

“Foi um sentimento inexplicável chegar na final. Eu fui para o programa na expectativa de aprender e seguir, um passo de cada vez, em busca do meu sonho. E era um sonho ousado, porque primeiro éramos 13 mil inscritos, depois 900 selecionados e, por fim 78 atletas e chegar na final entre as seis equipes foi sensacional. Mas trabalhamos muito pra chegar lá. Estou muito feliz, Afinal estou a um passo de concluir meu objetivo que é o de ir para a Espanha e me tornar jogador profissional lá”, comentou Pedro, em entrevista ao Últimas Notícias, após a classificação.

A final

A outra partida foi entre Andaluzia e Galiza e após empate do tempo regulamentar também foi decidida nas penalidades máximas. O Andaluzia levou a melhor convertendo todas as cobranças e disputará a final com o País Basco.

Durante a competição, o time de Pedro já enfrentou e venceu o Andaluzia em duas oportunidades. 2X0 durante a etapa de amistosos, e 2X1 no último jogo da fase de grupos, com direito a gol do zagueiro formiguense que, desempatou o jogo e classificou o País Basco em primeiro lugar no grupo para a semifinal.

“É uma equipe que a gente já conhece bem, mas final é outro campeonato. Temos que entrar ligados porque é uma equipe forte. Mas nós vamos pra cima!”, comentou Pedro.

No formato do Bravo! cada um dos times contou com o apoio de um grande nome do futebol brasileiro. Levaram a melhor Cafú, que foi embaixador do País Basco e de Marcos Assunção que apoiou os garotos do Andaluzia.

Pedro Lima

Pedro Lima é um zagueiro formiguense, de 19 anos, apaixonado por futebol.
Entre o final de 2018 e 2019, o atleta jogou no time Alrayyan, de Doha, no Qatar, se sagrando vice-campeão do torneio de futebol do país.
Quando voltou ao Brasil, no final do ano passado, Pedro pensou em desistir do sonho de ser jogador, mas foi encorajado pela família a participar do reality e está há poucos passos de vencê-lo.

O formato do BRAVO!

O programa, que foi dividido em episódios que estão indo ao ar semanalmente no mesmo dia e horário (segundas às 18h30), pretende revelar novos talentos do futebol, selecionando jovens de 16 a 19 anos, que sonham em se tornar jogadores profissionais. O reality show gravado em Sorocaba, interior de São Paulo, tem como “estúdio”, o centro de treinamentos BRAVO! com estrutura de CT de Copa do Mundo. 

Diferente das tradicionais peneiras realizadas pelos clubes brasileiros, o BRAVO! tem como objetivo dar a chance para o jovem atleta mostrar o seu futebol sem a pressão do relógio correndo. Os 900 garotos para a fase das peneiras foram divididos em dois grupos para disputar partidas.

COMPATILHAR: