A fábrica da Pepsico em Guarulhos, na Grande São Paulo, foi autuada pela Vigilância Sanitária Estadual por produzir e colocar à venda produtos sem qualidade e segurança, expondo a saúde dos consumidores.
Na sexta-feira, a Vigilância de Porto Alegre apreendeu vários lotes do achocolatado Toddynho, produzido pela Pepsico, após algumas pessoas relatarem irritações e lesões da mucosa da boca depois de ingestão da bebida. Ao todo, 29 casos foram notificados em Porto Alegre e região metropolitana da capital do Rio Grande do Sul.
Um dos laudos analisados pelo Laboratório Central (Lacen) divulgado ontem mostra que em um dos lotes, entre os 13 recolhidos, o pH do produto era de 13,3, alcalino, equivalente ao de produtos de limpeza como soda cáustica e água sanitária, e considerado muito alto para alimentos, que tem valores próximos a 7.
A equipe de inspeção da Vigilância de São Paulo concluiu que, embora a PepsiCo cumpra as normas de boas práticas de fabricação, houve falha pontual que envolveu um equipamento de esterilização da fábrica. Ainda segundo o relatório de inspeção, a empresa demonstrou por meio de documentos que possui sistema de rastreabilidade satisfatório, detectando que o produto foi distribuído equivocadamente para o Estado do Rio Grande do Sul e adotou as medidas necessárias para a correção do problema.
A Vigilância Sanitária Estadual mantém a interdição cautelar do lote com problema. A Pepsico pode recorrer. Caso haja uma multa, o valor pode chegar a R$ 175 mil.

COMPATILHAR: