Conforme estabelecido nas portarias 154 e 156/2011 do Instituto Estadual de Floresta de Minas Gerais, o período de 1º de novembro a 28 de fevereiro do ano subsequente é reservado para o defeso da Piracema, com o objetivo de assegurar a proteção à reprodução natural das espécies nativas.

 Para se reproduzir, os peixes migram até as nascentes dos rios, onde encontram águas calmas e limpas, apropriadas para a desova.

 A 7ª Companhia de Meio Ambiente e Trânsito alerta sobre esse período. Os equipamentos permitidos para pesca durante o período de defeso são: linha de mão com anzol, vara, caniço simples ou carretilha ou molinete de pesca, com iscas naturais ou artificiais, sendo permitidos três quilos de peixes mais um exemplar por dia. Para portar o equipamento de pesca e o pescado é importante que o pescador mantenha sua licença atualizada.

 Fica proibido o uso de anzol de galha, pinda, espinhel, galão, cavalinho, caçador, joão bobo, anzóis múltiplos e chuveirinho ou quaisquer aparelhos fixos, os equipamentos de emalhar. É proibida a pesca para toda categoria e modalidade a menos de 500 metros a montante (direção contrária ao sentido do rio) e a jusante (sentido em que corre o rio) da confluência da desembocadura de rios, lagos, canais e tubulações de esgoto.

 Aos pescadores que infringirem as delimitações das portarias, poderão ser impostas medidas administrativas, cíveis e penais, com multa aplicada entre a faixa de R$ 276,07 a R$ 100 mil, sendo o infrator conduzido à delegacia por crime ambiental.

Denúncias poderão ser feitas pelo telefone 3322-1454 (Polícia de Meio Ambiente de Formiga) ou pelo disque denúncia 181.

Redação do Jornal Nova Imprensa

COMPATILHAR: