A descoberta arqueológica, que ganhou repercussão, na semana passada, em Pains, tem rendido ampla divulgação na mídia por sua importância histórica e pela conservação de um dos esqueletos.
A equipe coordenada pelo Curador do (Museu Arqueológico d0 Carste do Alto São Francisco (MAC) e doutorando pela Universidade de São Paulo (USP), Gilmar Henriques Pinheiro Júnior, mais dois arqueólogos também pela USP, um doutorando e uma mestre além de uma acadêmica em história pela Fundação Educacional de Divinópolis (Funedi) e um auxiliar de pesquisas do MAC terminou, na última terça-feira (7), a retirada dos achados, que serão preparados para compor o acervo do Museu Arqueológico, em Pains.
De acordo com Henriques, o sítio arqueológico que estava sendo tragado devido ao impacto de uma dolina, parece ter sido usado como ritual de sepultamento triplo. Ele falou sobre detalhes encontrados no esqueleto encontrado mais bem conservado. ?Encontramos uma ponta de flecha de osso, de aproximadamente 15 centímetros, cravado numa das costelas do lado direito, o que tenha sido provável, a causa da morte?, explica o arqueólogo que pesquisa a região há mais de dez anos.
A descoberta de Pains foi noticiada pela imprensa nacional.

COMPATILHAR: