O sal é um ótimo conservante de alimentos e dá sabor a qualquer comida. Porém, quando ingerido em excesso, desequilibra o organismo. Quando o nível de sódio no organismo fica baixo, os rins aproveitam as substâncias químicas da urina, devolvendo-as para a circulação. Entretanto, quando há mais sódio que o necessário no corpo, esse mecanismo também é prejudicado.
Dessa maneira, o organismo precisa de mais líquido para equilibrar a concentração de sódio no sangue. Os rins retiram menos líquidos do organismo e, consequentemente, há diminuição da excreção de urina. Assim, o coração é forçado a bombear com mais força para manter um volume maior de líquido em circulação, aumentando a pressão arterial
Uma pesquisa feita pela Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) mostrou que é fundamental olhar o rótulo e verificar qual das sopas oferece quantidades saudáveis (que não são as maiores!) de sódio – e não só isso, mas também de calorias, de gorduras saturadas e de gorduras trans: conjuntinho nada bom para o organismo, quando exagerado. O Idec analisou 42 produtos e comprovou alta no uso de sódio.
Se as sopas ostentassem o semáforo nutricional na embalagem, todas receberiam a cor amarela em relação ao teor de sódio, significando que o consumo deve ser moderado, informa Vera Barral, técnica do Idec e coordenadora do estudo.

COMPATILHAR: