A Pesquisa Nacional sobre Hábitos Culturais, realizada pela Fecomércio-RJ em parceria com a Ipsos, mostrou um aumento de 13 pontos percentuais no número de brasileiros que frequentaram alguma atividade cultural no ano passado.
Em 2009, 40% da população acima de 16 anos desfrutou, pelo menos uma vez, de algum hábito de lazer cultural. Em 2010, essa proporção subiu para 53%. Entre as opções listadas, a leitura, o cinema e os shows de música registraram as maiores adesões desde o início da pesquisa, em 2007
Segundo o levantamento, os brasileiros estão lendo mais. Em 2010, 34% dos entrevistados informaram que leram no mínimo um livro, contra 23%, em 2009. Apesar do melhor desempenho no ano passado, dois em cada três brasileiros continuam sem o hábito de ler. Entretanto, um ano antes essa proporção era ainda maior – três em cada quatro não tinham o hábito de leitura.
O hábito do brasileiro de ir ao cinema também foi outra opção que teve aumento: 10 pontos percentuais de um ano para o outro. O apelo dos filmes 3D, as promoções e descontos realizados por empresas para atrair o público às salas de exibição são os fatores que mais influenciaram nesse sentido.
A questão central constatada pela pesquisa é que a maioria dos brasileiros não frequenta atividades culturais por falta de hábito ou por não gostar. No caso de livro, por exemplo, a falta de hábito é a justificativa de 66% dos que não leem, enquanto a falta de gosto, de 23%. Portanto, a opção de ir ou não a programas culturais no Brasil não passa, necessariamente, pela questão do preço e, muito menos, pela falta de opções.

COMPATILHAR: