No sábado passado (19) um novo encontro relacionado à pesquisa sobre fibromialgia, realizada pelo professor Andrei Pereira Pernambuco, foi promovido, na Sala de Multimeios 1. No total, somam-se oito encontros entre as participantes da pesquisa e o grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde o professor cursa doutorado.
Na ocasião, uma aula sobre a doença foi dada pela médica Luciana de Souza Cota Carvalho, abordando o tema ?Tratamento da Fibromialgia?, e, logo depois, uma sessão de debates foi realizada, quando as pacientes puderam tirar todas as suas dúvidas.
Segundo o professor Andrei, as 65 voluntárias que se apresentaram ao estudo foram divididas em dois grupos e, na próxima semana, dia 26, o último encontro do primeiro grupo será realizado. ?Na oportunidade, as voluntárias poderão trazer até dois convidados, para que os mesmos também possam conhecer melhor a doença, já que o nono encontro será uma retrospectiva de todos os outros realizados até o momento. No dia 2 de abril, sábado, o segundo grupo iniciará suas atividades no Unifor-MG?, explica.
A voluntária Rosane Pereira Guimarães comenta a importância da pesquisa. ?A parte fundamental desse trabalho é que aprendemos a lidar com a fibromialgia e seu tratamento, doença ainda desconhecida para muitos. Vejo esses encontros como uma oportunidade ímpar de discussão e aprendizado. O mais importante é que o trabalho é gratuito e, além de beneficiar as pacientes, ajuda os pesquisadores a alcançar novas descobertas em relação à doença. Não gostaria que a pesquisa terminasse nunca, poderia ser para sempre?, detalha.
Fisioterapia
Três alunas do 7º período do curso de fisioterapia do Centro Universitário auxiliam na pesquisa: Sylvia de Oliveira Lima, Thuanny das Graças Lima Arantes e Luciene Aparecida Fernandes. As acadêmicas orientam as pacientes em relação a possíveis dúvidas e ajudam na coleta de dados e aplicação de questionários.
Segundo elas, participar desse trabalho é uma oportunidade única, além de ser muito importante, tanto pessoal quanto profissionalmente. ?Com a participação na pesquisa, nosso interesse em relação ao assunto se tornou maior e pensamos até em desenvolver nosso TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) ligado a essa área. Aprendemos muito sobre a doença e também sobre outros assuntos importantes ligados à saúde. Ampliamos nosso contato e conhecimento quanto ao desenvolvimento de uma pesquisa, além de abrirmos portas para nosso futuro profissional, já que participamos de eventos diferenciados e tivemos contato com professores e pesquisadores respeitados?, contam.
Doutorado
O professor Andrei Pernambuco foi aprovado, em fevereiro deste ano, para cursar doutorado pela UFMG. O curso, que possui Conceito 5 pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), é na área de biologia celular e molecular. Intitulado ?Impacto de um programa de educação em saúde sobre aspectos neuroimunocomportamentais de pacientes com fibromialgia?, o trabalho tem como objetivos principais compreender a participação dos sistemas imune e endócrino na fibromialgia e avaliar a influência de um programa de educação em saúde sobre variáveis endócrinas, imunológicas e comportamentais de pacientes que sofrem dessa síndrome.
O trabalho é orientado pela professora Débora D?´Ávila Reis e co-orientado pela médica anestesiologista, professora Luciana de Souza Cota Carvalho.

COMPATILHAR: