No dia 20 de novembro, ocorreu a primeira etapa da pesquisa sobre fibromialgia, realizada pelo professor Andrei Pereira Pernambuco. O grupo de pesquisas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde o professor cursa doutorado, esteve presente no Centro Universitário de Formiga e coordenou as atividades, que reuniram cerca de 60 voluntárias. O grupo que veio a Formiga era composto pelos seguintes pesquisadores: Andrei Pereira Pernambuco, professora Luciana de Souza Cota Carvalho, Luana Pereira Leite, Camila Catizani e Ciro Mancilha Muradi.
As atividades tiveram início às 7h30, no Salão Nobre do Unifor-MG ?Eunézimo Lima?. Lá, as participantes assistiram a um vídeo explicativo sobre a doença e foram orientadas sobre os procedimentos da pesquisa que irão participar. Em seguida, realizaram a confirmação do diagnóstico, tarefa atribuída ao médico ortopedista Renato de Souza Viana. Na sequência, responderam a questionários com dados pessoais e comportamentais e tiveram o sangue colhido para realização de exames. Na oportunidade, as voluntárias também foram instruídas sobre a coleta de urina e saliva e quanto à entrega do material aos pesquisadores em data agendada.
O trabalho de coleta de sangue foi realizado com o apoio das alunas de enfermagem Polyane Alves e Marília Pereira Veiga da Silveira (8o período), e da professora Temila Mara de Paulo Oliveira, supervisora de estágio. Do curso de fisioterapia, participaram os estudantes Sylvia de Oliveira Lima, Luciene Aparecida Fernandes e Thuanny das Graças Lima Arantes (6o período) e o aluno Caio César Quintiliano (8o período). Os acadêmicos auxiliaram na realização da pesquisa, com aplicação de questionários e em questões de logística do evento e de suporte às pacientes.
O trabalho do professor Andrei Pernambuco está sendo orientado pela professora Débora d´Ávila Reis e é co-orientado pela médica anestesiologista professora Luciana de Souza Cota Carvalho. De acordo com Luciana, ?a doença, até hoje, tem um diagnóstico essencialmente clínico. Os pacientes são poliqueixosos e a sintomatologia é bastante heterogênea, o que dificulta, ainda mais, o diagnóstico e o tratamento. Acreditamos que a fibromialgia esteja associada a questões emocionais, como, por exemplo, ao mecanismo de resposta ao estresse, e, por esses motivos, a pesquisa que será desenvolvida em Formiga testará um programa de educação em saúde que incentivará alterações nos hábitos de vida das pacientes. O trabalho objetiva avaliar a influência do programa de educação sobre marcadores imunológicos, endócrinos e comportamentais presentes nessa
condição, além de estabelecer possíveis marcadores correlacionados à sintomatologia da fibromialgia, para que, no futuro, esses possam ser usados para fins de diagnóstico. O programa de educação para fibromiálgicos envolve tópicos como: atividade física, relaxamento, nutrição, impacto da cronicidade, dentre outros. O resultado do estudo poderá influenciar a maneira como médicos e pacientes enxergam a doença, no modo de se diagnosticar e de tratar a fibromialgia com maior efetividade?.

Coleta de dados
Segundo Andrei, ?essa etapa só pôde ser bem sucedida porque contou com o apoio amplo e irrestrito do Unifor-MG, que cedeu suas instalações, material humano, forneceu lanche e materiais para as voluntárias, além de dar uma atenção especial para a equipe de pesquisa da UFMG, no que se refere à resolução de contratempos que ocorreram no decorrer da pesquisa?.

De acordo com ele, para o ano de 2011, pelo menos 18 novos encontros serão agendados com as pacientes, que, agora, serão divididas em dois grupos de 30 pessoas e irão iniciar a etapa de tratamento. ?Com o apoio do Unifor-MG, temos certeza de que as novas etapas repetirão o sucesso dessa?, disse.

Doutorado
O professor Andrei foi aprovado, em fevereiro deste ano, para cursar doutorado pela UFMG. O curso, que possui Conceito 5 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é na área de Biologia Celular e Molecular.

Intitulado ?Impacto de um programa de educação em saúde sobre aspectos neuroimunocomportamentais de pacientes com fibromialgia?, o trabalho tem como objetivos principais compreender a participação dos sistemas imune e endócrino na fibromialgia e avaliar a influência de um programa de educação em saúde sobre variáveis endócrinas, imunológicas e comportamentais de pacientes que sofrem dessa síndrome.

COMPATILHAR: