Na tarde desse domingo (24), algumas pessoas foram atacadas por um enxame de abelhas após a realização da Festa Literária, em Martins Guimarães, zona rural de Lagoa da Prata.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, dezenas de pessoas foram picadas pelos insetos. Algumas foram encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Lagoa da Prata. A vítimas foram atendidas pelo Samu, uma ambulância do município e por terceiros. 

Militares do Corpo de Bombeiros do Posto Avançado de Arcos foram ao local e encontraram um enxame itinerante, que é o caso onde as abelhas buscam pelo melhor local para se fixarem. Os insetos estavam na torre da igreja, em um local de difícil acesso. 

Como se tratava de um enxame itinerante, os militares orientaram as pessoas sobre os perigos, e caso o enxame continuasse no local, que voltassem a acionar os militares.

Outro atendimento de enxame itinerante 

No início da noite desse domingo (24), o Corpo de Bombeiros de Arcos voltou a ser acionado para atender outra ocorrência de ataque de abelhas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, algumas pessoas foram atacadas por um enxame itinerante em uma residência no Bairro Boa Vista, em Arcos. 

Os militares orientaram as pessoas no local e ninguém precisou de atendimento médico.

Orientação

Com a chegada da primavera ao início do verão, ocorre naturalmente o processo de migração das abelhas em busca de um ambiente onde será construída a nova colmeia.

Os bombeiros orientam que em situações como essas as pessoas não coloquem suas vidas em risco, tentando o manejo ou extermínio das abelhas. Acionem imediatamente os bombeiros via 193. 

O extermínio das abelhas é caracterizado como crime ambiental (Lei n º 9605/98).

Fonte: Tapiraí TV

COMPATILHAR: