No último dia 13, os alunos do 6o período de Fisioterapia assistiram a uma palestra com o fisioterapeuta Hely Ferreira de Andrade Júnior, especialista em Pilates e supervisor do estágio de Fisioterapia Ortopédica na CLIFOR (Clínica Escola de Saúde do UNIFOR-MG).

Durante a apresentação, ele abordou o histórico do método Pilates, desde sua criação, na época da I Guerra Mundial, até sua grande popularização nos dias atuais. Ele falou, ainda, sobre os conceitos, princípios e embasamento teórico do método. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre as variações existentes do Pilates e suas finalidades, como fitness e reabilitação da saúde. Todos os aparelhos e demais recursos empregados na técnica foram enfocados pelo palestrante.

Durante a explanação, o fisioterapeuta chamou a atenção pelo fato da banalizaçao da técnica, por parte dos profissionais que utilizam o método sem preocupação com o padrão respiratório, que é fundamental no Pilates, ou com o controle postural.

A apresentação faz parte do Ciclo de Palestras organizado pelo Prof. Ms. Andrei Pereira Pernambuco, aos alunos do 6o período do curso, como atividade curricular da disciplina Tópicos Especiais em Fisioterapia.

COMPATILHAR: