Ao contrário de algumas formas de exercício, Pilates não super desenvolve algumas partes do corpo e outras menos. Durante o treinamento, o Pilates concentra-se na força do núcleo, que treina o corpo como um todo integrada.
Atenção ao apoio central e adequação de corpo inteiro ? incluindo a respiração e a mente ? proporcionando um nível de atividade integradora que é difícil encontrar em outro lugar. É também a razão que o Pilates é tão popular em cenários de reabilitação, bem como com os atletas que acham que o atividade física é uma ótima base para qualquer outro tipo de prática de movimento que eles fazem.
Entre todos os benefícios que o pilates pode oferecer a saúde destaca-se o aumento da resistência física e mental, alonga a musculatura que envolve a coluna vertebral equilibrando-a, apresenta melhora na coordenação motora, estimula o sistema circulatório e respiratório, alivia dores crônicas, tensões e estresses, aumenta à flexibilidade e a mobilidade, melhora a concentração.
Como os benefícios contribuem na prevenção de futuras lesões, o método é muito recomendado a casos de reabilitação de problemas na coluna, uma vez que traz alívio a dores crônicas.
As aulas de pilates normalmente duram em média uma hora e são sempre bem variadas evitando-se assim a monotonia, há pouco desgaste físico e pouca repetição de movimentos que são suaves e lentos, pode ser feito sem nenhum aparelho ou com acessórios específicos como as bolas, bandas, rolos entre outros.

COMPATILHAR: