A Secretaria de Meio Ambiente de Pimenta em parceria com a empresa de lixo eletro-eletrônico (E-mile), realizou na segunda feira( 25), a 1ª Campanha de Coleta de Lixo Eletrônico. Um Ecoponto foi montado em frente à Prefeitura, a campanha teve como foco orientação educativa através do recolhimento de aparelhos eletrônicos evitando a contaminação do solo, água e ar.
Com avanço rápido de tecnologias inovadoras, equipamentos e instrumento vão se tornando ultrapassados. Assim como celulares, computadores dentre outros aparelhos eletro – eletrônicos possuem um tempo limitado de vida útil, vindo a ser descartado. Como a população em geral não sabe onde jogar este lixo acabam utilizando o lixo comum, ou jogando em terrenos baldios e locais de preservação ambiental. O descarte inadequado do lixo causa prejuízos para população e meio ambiente, pois possuem uma composição de metais pesados e altamente tóxicos, tais como mercúrio, cádmio, berílio e chumbo. Este tipo de lixo contamina o solo e as águas subterrâneas.
O projeto possibilitou ao cidadão e empresas um descarte correto do lixo eletrônico conscientizando as pessoas suas responsabilidades, buscando melhorar a qualidade de vida da população desenvolvendo ideias de cooperação, solidariedade e auto sustentabilidade da sociedade.
De acordo do Secretário de Meio Ambiente, Douglas Adão da Silva, foi retirado uma caçamba de equipamentos velhos, a campanha será realizada pelo menos duas vezes ao ano, e este tipo de equipamentos não serão mais recolhido pelo caminhão de lixo convencional, ?este eletro-eletrônico jogado inadequadamente só prejudica meio ambiente? ainda de acordo com Adão Silva, o órgão responsável, Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM), proíbe o recolhimento deste lixo de maneira inadequada.

COMPATILHAR: