Cerca de 30 produtores rurais acompanhados de representantes da Emater, IBGE, SAAE, Cooparaíso Piumhi, Cooxupé Piumhi e Associação dos Agricultores Familiares de Piumhi (AAFAP) e do IMA se reuniram com o prefeito Wilson Craide na quinta-feira (25), para tratar da situação caótica que se encontra a produção rural em geral no município, que tem sofrido com a falta de chuvas.
O problema ocorre em todo o estado de Minas Gerais, sendo considerada inclusive a maior seca dos últimos 104 anos, conforme medição hídrica.
Situação que, de acordo com os produtores, vem comprometendo toda produção agropecuária, levando a prejuízos incalculáveis em seus investimentos e ocasionando comprometimento na situação financeira para honrarem seus compromissos.
O grupo solicitou ao prefeito que fosse decretado estado de emergência e anormalidade no âmbito do município, apresentando laudos de constatação da calamidade.
Craidinho acatou o pedido, adiantando que reconhece a situação que essa classe enfrenta devido à seca dos últimos meses e comprometeu-se a expedir o Decreto que foi assinado na tarde do mesmo dia.
Estiveram presentes o presidente da Câmara Geraldo Romeu da Costa (Geraldo Quininho), os vereadores Moacir Alves (Transimão) e a Marina Tomé Rocha, o diretor do SAAE Eduardo de Assis, o presidente do Sindicato Rural dos Produtores de Piumhi (SRP) José Eustáquio Melo (Zezão) e os assessores jurídicos da prefeitura.

COMPATILHAR: