Uma placa de sinalização de obras do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) completou, nesta semana, 15 dias que está na rua Deolinda Nogueira da Costa, no bairro Bela Vista. Quem a colocou executou as obras e esqueceu de retornar para buscá-la.
O curioso é que, a mesma placa, que deveria sinalizar e, com isso, evitar acidentes, está fazendo o contrário, como o que ocorreu na semana passada na rua São Paulo, no bairro Novo Horizonte. Um motociclista que trafegava pela rua à noite não viu uma destas placas e sofreu um grave acidente. Neste período de chuvas, o risco de acidentes com motociclistas envolvendo placas, buracos, caçambas e restos de construção é muito grande, pois a chuva prejudica a visão.
O problema destas placas é que elas não são pintadas com tintas especiais (refletivas). Com o tempo, as placas se enferrujam e a pouca tinta nelas existente, tornam-se inoperantes, colocando em risco a vida de motociclistas e motoristas.
Em alguns municípios já existem leis obrigando os órgãos públicos a aplicarem adesivos ou tintas refletivas nos cavaletes e placas de sinalização de serviços e obras realizadas em vias públicas.
O objetivo é evitar que ocorram acidentes graves em locais onde estão sendo realizados serviços ou obras, sem uma sinalização adequada, especialmente à noite, quando a visibilidade é menor. Com o uso de adesivos ou tintas refletivas nos cavaletes, esses riscos serão praticamente eliminados, e custam bem menos que um tratamento de saúde ou a vida de uma pessoa.

COMPATILHAR: