O Instituto de Gestão Organizacional e Tecnologia Aplicada (Igetec), de Belo Horizonte, foi contratado para fazer um plano de cargo e salários para os servidores da Prefeitura. A presidente do órgão, Heliane Guadalupe, esteve em Formiga nesta quarta-feira (23) e se reuniu com o prefeito Aluísio Veloso/PT e os secretários municipais pela manhã e, à tarde, conversou com a imprensa local para explicar o que seria o plano.
Heliane Guadalupe explicou que o objetivo do plano de cargos é propor mudanças na administração e gestão de pessoas. ?O prefeito sozinho não é nada. Ele precisa dos secretários e dos servidores para uma gestão de sucesso e é aí que se deve trabalhar uma cultura organizacional. Infelizmente, muitos servidores são mal acostumados e acham que ?aqui estou, aqui ninguém me tira?, trazendo assim prejuízos para a administração?.
Segundo a presidente do Igetec, o plano será voltado para três finalidades: a educação, a saúde, que são finalidades fins para a administração, e em seguida as outras áreas. ?Serão trabalhadas também três comissões de cargos escolhidos democraticamente. Um servidor, que será indicado pelos colegas, um vereador indicado pelos membros da Câmara, e um representante do Sindicato dos Servidores.?
Conforme Heliane Guadalupe, a proposta é capacitar o servidor municipal: ?esse processo não é do dia para a noite. A idéia, a princípio, é motivar o profissional. Com isso, a qualificação do servidor tende a crescer, tornando ele mais competente naquilo que faz, pois os prefeitos passam, mas o profissional continuará ali, colocando a mão na ?máquina? para funcionar.?
Há algum tempo, o instituto vem recebendo informações e documentos sobre a administração municipal para um estudo. Será feito também um novo estatuto para o magistério, para os servidores e até para o poder Legislativo. A princípio, o Igetec tem 120 dias para entregar o planejamento ao prefeito. O custo do plano será de R$ 35 mil e contará com o trabalho de oito pessoas, entre advogados, psicólogos e administradores.
Heliane Guadalupe é formada em letras e administração pela PUC Minas e graduada em direito pela Fumec; é pós-graduada em recursos humanos pela Fundação João Pinheiro e em controle de administração pública pela Universidade Gama Filho.
O Igetec
O Igetec é uma sociedade civil sem fins lucrativos com 40 anos de existência. Desde 2001, seu foco principal é a administração pública. O maior objetivo é a transparência e resultados, não tendo um partido político.
No momento, o Igetec executa o Programa Minas Olímpica JIMI (Jogos do Interior de Minas), em parceria com a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude.
O instituto foi o responsável pelo plano de cargos e salários de várias cidades de Minas Gerais, como Unaí, Janaúba, Ribeirão das Neves, entre outras.

COMPATILHAR: