O encontro reuniu cerca de 20 pessoas das comissões da saúde, educação, administração, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Formiga (Sintramfor), além dos vereadores Gonçalo Faria/PSB, Moacir Ribeiro/PMDB e José Geraldo Cunha/PMN e de dois funcionários da Câmara Municipal.
A presidente do Instituto de Gestão Organizacional e Tecnologia Aplicada (Igetec), Heliane Guadalupe, contou que, na sexta-feira passada (5), o plano foi apresentado aos secretários municipais, em uma reunião que ocorreu das 14h às 20h. ?Esse está sendo um trabalho mais é investigativo. Fomos arredondando as ideias e consolidando as opiniões. Com isso, conseguimos finalizar nesta quinta-feira (11). Temos que levar em conta que, apesar de serem três planos de carreiras distintos e dois estatutos, algumas partes têm que ser comuns. Com o tempo, vimos que colocamos a mão em caixa de marimbondo? , argumentou Heliane.
A presidente do Igetec falou que é preciso ter uma visão mais clara e transparente do plano. ?Na administração pública, tudo tem que ser oficial. Ficamos loucos com tanta informação desencontrada, com tantos documentos não encontrados. Quando começamos o trabalho, achei que seria numa linha tranquila, o que não ocorreu. Infelizmente, na administração pública, não há certos documentos, mais de 200 servidores não há registro? , revelou.
E ela continuou o ?desabafo?: ?A planilha que elaboramos de cargos e salários é o primeiro mapeamento, se há erros tem que ser corrigido urgente. Um número gigantesco de pessoas, principalmente na área de educação, que a informação que temos por meio desta planilha é: ?não localizado, não localizado?. Não há na Prefeitura um registro de concurso, nem um ato de nomeação, nem lei que criou a vaga e assim por diante? .
Segundo a presidente do Igetec, uma das maiores preocupações do prefeito Aluísio Veloso/PT é que tem gente como seletista e está quase se aposentando. ?Prefeitura não é ?casa de caridade?, pois é o servidor que faz a máquina funcionar. Não imaginei que a situação do Recursos Humanos daqui fosse tão embolada e tivemos que desenterrar o passado nos cargos?, enfatizou Heliane.
Descontentamentos e revelações
Durante o encontro, os servidores questionaram as diversas dúvidas sobre o Plano de Cargos e Salários. Na ocasião, o vereador Gonçalo Faria ressaltou que não estava entendendo bem o assunto. ?Eu estou aqui feito um ?dois de paus?, estou aqui feito um ? idiota?, desculpe a minha sinceridade, mas vocês estão pulando de um assunto para o outro e eu estou aqui ?boiando?. Não adianta eu ficar aqui se não estou compreendendo o assunto. A minha ideia era que fosse discutido o plano e o estatuto entre o sindicato, o Igetec, a comissão da Câmara e os secretários municipais?, criticou.
O vereador Cabo Cunha propôs que se fizessem mais reuniões para discutir sobre o assunto. Alguns servidores cobraram a presença dos vereadores Cid Corrêa/PR e Eugênio Vilela/PV, que fazem parte da comissão da Câmara Municipal. Eles, como outros vereadores, cobram constantemente o Plano de Carreiras nas reuniões do Legislativo. Eugênio Vilela e Cid Corrêa já foram criticados em outras ocasiões por terem sido designados para acompanhar o plano e não comparecerem às reuniões e também não foram ao encontro para a apresentação e debate do Plano de Cargos e Salários.
No meio da discussão, Heliane Guadalupe ainda desabafou. ?Eu estou aqui me sentindo uma ?idiota?, estou falando de coração mesmo. Em quatro meses e não conseguimos finalizar esse projeto. O Recursos Humanos daqui é uma ?bagunça?, não aguento mais ler esse projeto. Em outras cidades que prestamos serviços não é assim? .
A presidente do Igetec ressaltou que ?o problema é que aqui não há um bom senso, não há espírito coletivo, os membros das comissões estão preocupados com o próprio umbigo. Está difícil desfazer este nó que tem aqui em Formiga. No coletivo, a pessoa não pensa, infelizmente ela pensa somente naquilo que vai receber. Na reunião na sexta-feira passada, teve secretário que pegou o plano e jogou no lixo, na minha frente, e disse que estava tudo errado? , disparou.
No encontro, todos sugeriram que se fizessem reuniões com as comissões separadamente: educação, administração e saúde, mas Heliane Guadalupe foi enfática e reevlou o que muita gente desconfiava. ?Eu sugeri que fizéssemos uma reunião com todos juntos. Na véspera da reunião da semana passada, recebi um telefonema dizendo que não. Para fazer primeiro com os secretários, se não daria confronto. Não tenho mais prazo para discutir o plano, pois tenho prazo para entregá-lo à Prefeitura. Então faço a proposta para vocês de agendar para cada comissão separada ir a Belo Horizonte? , sugeriu Heliane.
A intenção era de que o Plano de Cargos e Salários desse entrada na Câmara Municipal na próxima segunda-feira (15). Até mesmo porque, o prazo de 60 dias para o envio do plano ao Legislativo está chegando ao final.
Controvérsias
Na quarta-feira da semana passada (3), estava marcada uma reunião para a apresentação do Plano de Carreiras. A reunião foi marcada de última hora e o secretário de Administração e Recursos Humanos, Sudário Macedo, disse que a Heliane Guadalupe, do Igetec, ligou de última hora cancelando a vinda a Formiga porque tiveram uma reunião que atrasou muito e que estava chovendo demais na capital.
Agora a presidente do instituto revelou que às vésperas da reunião recebeu um telefonema pedindo para ela não vir. Tudo indica que o Executivo percebeu a necessidade de discutir primeiro o plano com o secretariado, por isso cancelaram a reunião que teria outros representantes da Câmara e do Sintramfor.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Formiga, Ana Paula Melo, havia criticado o plano e apontado diversos erros. Ela denunciou que havia desde erro de digitação até informações que seriam de Planos de Carreiras de outros municípios, dentre outros problemas.

COMPATILHAR: