Representantes da Secretaria de Saúde de Córrego Fundo apresentaram o Plano de Saúde 2014-2017 para o Conselho Municipal de Saúde. A atividade ocorreu em reunião na Secretaria de Políticas Sociais do município.
O Plano Municipal de Saúde tem por finalidade apresentar o planejamento da Secretaria Municipal de Saúde para o quadriênio 2014-2017, sendo o instrumento norteador das ações a serem realizadas neste período. A coordenadora de Atenção Primária de Saúde do município, enfermeira Aline Cristina Miranda Araújo, explicou que o Plano Municipal de Saúde é apresentado ao Conselho a cada quatro anos, com planos de ações compreendendo cada segmento que o serviço público de saúde assiste, como, por exemplo, a saúde da mulher, crianças, trabalhadores, gestantes, adolescentes, homens, vigilância em saúde, tanto nos aspectos de prevenção como de tratamento.
A enfermeira contou que, primeiramente, é feito um diagnóstico situacional e, com base nos dados levantados, é elaborado o plano de ação, que apresenta índices, estatísticas, objetivos, além de prever ações, custos e metas.
O Plano Municipal de Saúde é apresentado objetivando a deliberação do Conselho sobre os quesitos abordados. Os membros desta assembleia, formada por representantes da sociedade civil, de órgãos representativos, do Poder Executivo, e profissionais de Saúde, têm a função de fiscalizar e deliberar as ações da Secretaria de Saúde.
As propostas contidas no Plano Municipal de Saúde que foram apresentadas no Conselho foram aprovadas por todos os seus membros.

COMPATILHAR: