Nas tardes de quarta-feira (10) e de quinta-feira (11), os membros do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Formiga (Sintramfor) e a comissão de vereadores composta por José Geraldo da Cunha (Cabo Cunha/PMN – presidente, Reginaldo Henrique dos Santos (Dr. Reginaldo/PCdoB) – relator e Gonçalo Faria/PSB ? membro se reuniram na sede do sindicato para analisar e fazer emendas nos projetos dos Planos de Carreira dos servidores públicos. Os projetos deram entrada na Câmara Municipal na segunda-feira (8), na ocasião, vários servidores estiveram no plenário do Legislativo para reivindicar sobre os Planos de Carreiras.
Ficou definido na reunião entre sindicato e comissão, que o projeto voltado para a saúde será analisado e se for preciso feitas emendas, na próxima segunda-feira (15). A presidente do Sintramfor, Ana Paula Melo, contou que o chefe de Gabinete, Sheldon Almeida disse a ela que o projeto estará na Câmara nesta sexta-feira (12), o mesmo foi dito a Cabo Cunha, pelo assessor de Gabinete, Fernando Porto, durante a reunião da Câmara. Assim, os vereadores, juntamente com o Sintramfor, decidiram que todos os projetos, inclusive o da Saúde será votados na reunião da Câmara no dia 22. No encontro, os vereadores comentaram que o prefeito Aluísio Veloso/PT pode sancionar ou vetar tanto o projeto, quanto às emendas.
Dos quatro projetos que deram entrada na Câmara, dois foram analisados pelos vereadores e pelo sindicato na quarta-feira e dois na quinta-feira (11). Em entrevista ao jornal Nova Imprensa e portal Últimas Notícias, Ana Paula Melo disse: ?Estamos consertando alguns itens que parece esqueceram de colocar, mas , é coisa que não interfere na Prefeitura, interfere no pessoal da Câmara e do Saae, arrumando algumas coisas. Agora, alguns itens que eles tiraram direitos nossos, agente está recolocando no estatuto em forma de emenda. Agente vai tentar renegociar essas emendas?.
Questionada se as modificações melhoraram em relação ao projeto original, a presidente do Sintramfor disse que melhorou.?Ta faltando pouca coisa para acabar de ajustar. Vão mandar o projeto da Saúde para a Câmara nesta sexta-feira, ai no feriado o Cabo Cunha se dispôs a estudar ele comigo, juntamente com o pessoal da saúde, para a gente olhar e na terça-feira apresentar as emendas. Não vemos a hora de acabar com essa novela mexicana, tem um ano já com essa luta, ninguém ta aguentando isso mais não, ta todo mundo saturado já?.
Na reunião de quarta-feira, Cabo Cunha, presidente da comissão, disse que na sua opinião, poderiam estudar o projeto da Saúde neste final de semana e ser votado, juntamente com os outros na reunião da Câmara, que ocorrerá na terça-feira (16), em virtude do feriado na segunda. Porém, os outros participantes da reunião acharam melhor a votação ocorrer no dia 22.
A ex-presidente do Sindicato, Edir do Carmo de Castro Cunha, também presente no encontro contou que em 24 anos que trabalha na Prefeitura, nunca sentaram com o Legislativo para discutir sobre os Planos de Carreira. ?Isso é muito importante, pois, nunca discutimos os nossos interesses com vereadores. Isso é uma coisa histórica?.
Procurado pelo jornal Nova Imprensa e portal Últimas Notícias, o assessor de gabinete, Fernando Porto, garantiu que o projeto da Saúde será protocolado na Câmara Municipal nesta sexta-feira e dará entrada para tramitação na terça-feira.
Os projetos que a comissão e os membros do Sintramfor analisaram foram: substitutivo ao projeto de lei complementar 18/2010, que dispõe sobre o estatuto dos servidores públicos; substitutivo ao projeto de lei complementar 20/2010, dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos servidores públicos da administração direta do poder Executivo, estabelece normas diversas, institui nova tabela de vencimentos; substitutivo ao projeto de lei complementar 21/2010 dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos profissionais da Educação, estabelece normas diversas, institui nova tabela de vencimentos e o substitutivo ao projeto de lei complementar 22/2010 dispõe sobre o estatuto dos profissionais da Educação do município de Formiga.

COMPATILHAR: