O uso medicinal das plantas é aclamado há milênios, sendo esta a base do curandeirismo ancestral e também da medicina moderna.

As propriedades de muitas espécies vegetais são altamente positivas para o organismo, ajudando no tratamento de varias doenças e na prevenção de outras.

Um conhecimento mais aprofundado sobre botânica e as propriedades de cada planta pode ser muito positivo para ajudar o ser humano a evitar problemas de saúde e também a solucionar, de forma natural, alguns dos constrangimentos sentidos ao longo da vida.

No que diz respeito a feridas e inflamações do organismo, a ação de algumas plantas é profundamente aclamada, por promoverem, no corpo humano, uma ação anti-inflamatória e cicatrizante. A matéria é da Agência de Notícias de Jaraguá do Sul.

Confira  dicas da agência de plantas podem ajudar no tratamento de cicatrização .

1. Acácia Branca
A acácia branca, também conhecida como moringa, tem um forte efeito cicatrizante.

Além de ser aclamada pela relação entre a moringa e o combate à desnutrição, esta planta tem a capacidade de agir, no organismo, combatendo as bactérias e ajudando a eliminar inflamações nos vários sistemas orgânicos.

A sua aplicação em feridas abertas pode também contribuir para manter as feridas desinfetadas e limpas, ajudando a que estas cicatrizem com uma maior rapidez.

2. Aloe Vera
O aloe vera, mais popularmente conhecido como babosa, é uma erva com varias propriedades medicinais, incluindo a cicatrizante.

Esta planta tem uma ação regeneradora, antioxidante, anti-histamínico, anti-inflamatório e vaso-constritor.

O seu uso pode contribuir, segundo diversos estudos, para prevenir e melhorar vários problemas de saúde humana.

A medicação à base de aloe vera vendida no Brasil é fundamentalmente de base tópica, só havendo autorização para a comercialização desta planta em produtos de cosmética e medicação cicatrizante de uso cutâneo.

3. Maria-milagrosa
A Maria-milagrosa ou erva baleeira é outra das plantas medicinais que conta com um forte efeito cicatrizante e que pode ajudar a reduzir o tempo de cicatrização de eventuais feridas na pele.

Além disso, esta planta conta ainda com ações anti-inflamatórias, de proteção gástrica e ajuda no tratamento de doenças como o reumatismo ou a artrite.

A erva baleeira é ainda utilizada para melhorar as dores sentidas, tendo propriedades analgésicas comprovadas para a dor ciática e as dores na coluna.

4. Camomila
Outra planta com uma forte ação cicatrizante é a camomila. Esta planta pode ser usada externa ou internamente e o seu chá é também muito conhecido.

Além do efeito cicatrizante, esta planta tem propriedades sedativas, digestivas, anti-inflamatórias e anti-espasmódicas.

A planta é muito útil para melhorar a cicatrização de feridas e queimaduras, evitando a a infeção e inflamação. Além disso, é uma planta com um efeito calmante.
5. Calêndula
Tal como as plantas que referimos, a calêndula conta, também, com um forte poder no tratamento de feridas externas.

Agindo como um cicatrizante e um anti-inflamatório, o seu uso recomenda-se para queimaduras, feridas, lesões e contusões.
Internamente, esta planta pode ser usadas para problemas de garganta ou dentários, recomendando-se que se gargareje com a sua tintura para este efeito.

 

 

 

Fonte: Agência de Notícias de Jaraguá do Sul||

COMPATILHAR: