Um ato democrático está sendo promovido nesta quarta e quinta-feira (dias 29 e 30) no bairro Areias Brancas. A comunidade foi convidada a se manifestar, por meio de votos, se quer a construção de um posto de saúde no lugar de uma quadra de esportes ou se quer a unidade de saúde em outro local.
A votação começou às 8h30 e já está bastante movimentada, a ponto de o coordenador da consulta pública acreditar que as 250 cédulas que receberam não dariam para o primeiro dia do plebiscito.
A iniciativa de ouvir a população foi da Câmara Municipal, que estuda o projeto de lei 084/2009 para colocá-lo em votação. A ideia de se fazer o plebiscito foi porque alguns vereadores são contra a demolição da quadra, a ponto de um dos legisladores, Moacir Ribeiro/PMDB, pedir vistas ao projeto no dia que ele seria apreciado em plenário.
As opiniões
O assunto virou polêmica porque divide as opiniões da comunidade, principalmente de quem mora naquele bairro e adjacências. O representante de vendas César José Dantas conta que já frequentou muito a quadra, mas, do jeito que está, seria melhor o posto de saúde. ?Devido ao descuido e ao desleixo da quadra, é preferível tirar. Se reformar tem que pôr alguém para vigiar, mas acho que não vão fazer isso? , comenta.
A mesma opinião tem a aposentada Maria dos Reis Faria, de 66 anos. ?O posto é mais útil, quadra tem demais. Eles largam de jogar bola na quadra e jogam até na rua. Nosso bairro não tem nada, ele merece o posto? . O aposentado Elpino José Pinto, de 54 anos, ressaltou: ?Pode tirar a quadra e pôr o posto de saúde, é melhor. Fica mais perto e a gente não vai precisar andar muito. Tem muito maconheiro à noite, muito rapaz fumando? .
Mãe e filho foram votar juntos. O estudante Mardem Augusto Assunção, de 16 anos, e a professora Liliane Jorgina da Cunha defendem a permanência da quadra. ?Devia continuar, é a única diversão da gente. Era preferível reformar a quadra e colocar um zelador? , argumenta Mardem. ?Os alunos da escola Franklin de Carvalho usam a quadra para fazer educação física. Na escola não tem espaço para construir quadra. Não tem espaço nem para os alunos quanto mais para a comunidade? , questiona a professora, que é líder do colegiado da escola municipal.
Liliane da Cunha alega que o ideal seria construir o posto de saúde na praça, assim o zelador da quadra faria a vigilância dos dois locais. ?A gente não é contra o posto de saúde, mas não deveria ser no lugar da quadra? .
A garotada acompanha com apreensão o plebiscito. Ansiosos e preocupados, diversos garotos que frequentam a quadra se lamentam por não poderem votar. Por eles, a quadra fica.
O vice-presidente da associação de bairro, Jurandir da Silva, comenta a boa participação dos moradores. Segundo ele, foi feita uma ampla divulgação por um carro de som os membros da associação procuraram não influenciar na opinião das pessoas. ?Do jeito que está ali, a quadra não adianta. Falaram que não vão arrumar, mas a gente tem que respeitar a opinião de todo mundo?, salienta Jurandir.
Prefeito acompanha plebiscito
O prefeito Aluísio Veloso/PT foi flagrado pela redação do portal Últimas Notícias e do jornal Nova Imprensa acompanhando a votação na manhã de hoje. Aluísio Veloso não quis emitir opinião para não falar que estaria influenciando na decisão das pessoas. Ele foi ao local rapidamente para ver como estava sendo o plebiscito.
Verba
Uma verba de R$100 mil, que seria usada na construção do posto de saúde do bairro Areias Brancas, continua correndo o risco de ser perdida. A administração municipal teria que ter apresentado na Caixa Econômica Federal a documentação do terreno até o dia 16 de julho, mas, como o projeto não foi votado na Câmara, isso não foi possível. O prefeito Aluísio Veloso pediu prorrogação do prazo, mas ainda não recebeu resposta da Caixa. Há quem garanta que não haveria riscos de se perder a verba.

COMPATILHAR: