A 13ª Companhia Independente da Polícia Militar de Formiga promoveu, na quinta-feira (17), a solenidade da formatura da Turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) 2011. O evento foi realizado em Córrego Fundo.
No total, participaram 102 alunos, distribuídos em quatro turmas do 5º ano das escolas municipais Tereza Maria Faria Vaz e Rafael José Alves.
A solenidade ocorreu na Escola Municipal Tereza Maria Faria Vaz e foi presidida pelo tenente-coronel Wilton Lúcio de Oliveira, comandante da 13ª Companhia, acompanhado pelo prefeito Valdir Martins Ferreira, o vereador Luíz Lourenço de Faria, parte do secretariado, além das diretoras das respectivas escolas, professores, pais e familiares dos alunos formandos.
A mesa de honra foi composta pelas autoridades presentes, seguido da execução do Hino Nacional. Foi realizada uma leitura de um pequeno histórico sobre a origem e execução do Proerd, sendo ainda apresentado os alunos que se destacaram no concurso de redações. Após cada um ler sua redação, os estudantes foram premiados com um brinde, patrocinado pela Secretaria de Educação de Córrego Fundo.
O evento foi abrilhantado ainda mais com a presença do Dare, o leãozinho mascote do Proerd, que foi ovacionado por todos no local, especialmente pelas crianças.
Valdir Martins agradeceu à Polícia Militar e em especial, ao cabo Daniel, instrutor proerdiano, ?pela dedicação, profissionalismo, competência e amor com que o militar desenvolve há anos o programa na cidade?. Daniel ressaltou que, para os próximos anos, ele espera que o evento seja ainda melhor, pois haverá por parte da Prefeitura daquela cidade, maior incentivo e investimento, no programa e também nos alunos.
O tenente-coronel Wilton Lúcio falou sobre a importância da participação comunitária na prevenção e repressão de atividades ligadas ao tráfico e uso de drogas, salientando o papel relevante da escola e da família na formação dos jovens. Ressaltou o papel desempenhado pela Polícia Militar no município, por meio da fração PM comandada pelo 3º sargento João Luís, e, ainda, da necessidade de envolvimento e integração de todos os segmentos comunitários no combate às drogas.
Ao final do evento, alunos e educadores escolares homenagearam o cabo Daniel, instrutor proerdiano, com presentes e mensagens, como forma de gratidão e reconhecimento ao trabalho realizado pelo referido militar junto aos alunos e às escolas. Após a solenidade, a mascote do Proerd tirou fotos com as crianças.

COMPATILHAR: