As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão aplicadas no próximo fim de semana, e, a partir de quinta-feira (6), o material já começará a ser distribuído para as 1.699 cidades que receberão as avaliações no Brasil ? 183 delas em Minas Gerais. Os testes estão sob a guarda das Forças Armadas no 4º Batalhão de Infantaria Leve, em Osasco, na região metropolitana de São Paulo. No Estado, eles serão distribuídos pelos Correios e terão escolta da Polícia Militar (PM) desde as unidades de armazenagem até os locais das provas. Minas tem o segundo maior contingente de candidatos do país: 979 mil pessoas. O volume é 21,84% maior do que o número de concorrentes em 2013.

Nos dias dos exames, uma viatura da PM estará em frente da cada escola que receberá as provas. Após edições anteriores com vazamento de questões e a atuação de uma quadrilha que fraudou exames, a segurança do Enem é tratada com discrição pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Em dezembro do ano passado, a Polícia Civil indiciou 36 pessoas acusadas de fraudar os testes. A quadrilha, identificada em Caratinga, no Vale do Rio Doce, também teria beneficiado candidatos em vagas de medicina em instituições mineiras e fluminenses.

A Polícia Federal (PF) não concluiu a investigação, mas o Ministério Público pediu a prisão de 17 pessoas envolvidas. O responsável pelo caso, promotor Igor Augusto de Medeiros Provinciali, da comarca de Caratinga, não foi encontrado para comentar o assunto e o motivo de o órgão não ter aguardado a conclusão da investigação da PF.

Por meio de nota, a Polícia Federal afirmou que, após a conclusão do inquérito, o Inep será comunicado oficialmente sobre os candidatos que participaram de alguma forma da fraude. Segundo a corporação, eles ?serão punidos com exclusão dos cursos a que tiveram acesso?.

Tecnologia
Às vésperas do Enem 2014, um aplicativo desenvolvido em Belo Horizonte é um dos principais aliados dos estudantes brasileiros. O Enem 2014 Simulado ? Perguntah reúne mais de 10 mil questões e é o quarto mais baixado sobre o assunto na Play Store, onde está disponível para aparelhos com android há pouco mais de um ano.

?Iniciei o projeto em outubro de 2012, quando pedi demissão de uma empresa de engenharia. Em dezembro do ano passado, com o aplicativo finalizado, realizei meu objetivo de unir a educação e a tecnologia, impactando a vida das pessoas e servindo de exemplo para a periferia. Já são quase 50 mil downloads?, disse o técnico civil e projetista Walison Henrique, 24, morador do bairro Mantiqueira, na região de Venda Nova.

Gratuito, o aplicativo tem os custos bancados por publicidade veiculada junto com a ferramenta. ?Todas as questões das provas do Enem entre 2010 e 2013 são comentadas?, observou.

Henrique, que trabalha como freelancer e gosta de dar dicas sobre empreendedorismo, escreveu o iBook ?O Círculo Dourado ? Por que Algumas Pessoas São Ricas e Outras Não?? e criou a start-up (empresa de tecnologia) Persea Labs. ?É a única da periferia de Belo Horizonte?, ressaltou.
O aplicativo conseguiu a avaliação máxima (cinco estrelas) de 70% dos usuários da ferramenta.
Plantão
A Advocacia Geral da União (AGU) estará de plantão para impedir que eventuais ações judiciais possam impedir a aplicação do Enem no próximo sábado e domingo (8 e 9 ), em 1.699 cidades do país.

Conheça detalhes do exame deste ano
Local:
O candidato já pode conferir o local em que irá fazer o exame por meio do site www.enem.inep.gov.br. Basta clicar em Locais de Prova, digitar CPF e senha.

Horário: Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h de cada dia ? no horário de Brasília.

Primeiro dia: No sábado (8), os candidatos terão quatro horas e meia para realizar a prova de Ciências Humanas.

Segundo dia: No domingo (9), serão cinco horas e meia para fazer uma redação e as provas de Linguagens, Códigos e Matemática.

Documentos: Além do cartão de confirmação da inscrição, o participante deve levar documento oficial com foto no dia do exame. Em caso de perda, extravio, furto ou roubo, deve ser apresentado um boletim de ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da data da prova.

Caneta: O candidato deverá usar caneta de tinta preta, fabricada em material transparente. O uso de outra cor no cartão-resposta invalidará o teste.

Gabarito: As respostas das provas objetivas serão divulgadas até o dia 12 de novembro. Não existe previsão para o resultado final do Enem. O telefone para dúvidas é o
0800 616 161.

COMPATILHAR: