O PMDB mineiro já começou a traçar estratégias para as eleições municipais de 2012. As principais lideranças do partido reuniram-se em Belo Horizonte, nesta segunda-feira (14), e a proposta inicial é de que a legenda tenha candidato em todos os 853 municípios do Estado. No entanto, o que a executiva estadual já dá como certa é a candidatura própria em todos os 66 municípios de Minas que têm população acima de 50 mil habitantes.
Nossa ideia é ter candidato em todas as cidades, mas, acima de 50 mil habitantes, sempre estaremos em uma chapa, com candidato a prefeito ou a vice, afirmou o presidente do diretório estadual do partido, deputado federal Antônio Andrade, após o encontro. Além da executiva estadual, também participaram da reunião deputados estaduais e federais peemedebistas.
Segundo Antônio Andrade, a legenda dará prioridade a composições com o PT e outros partidos que integram a base aliada da presidente Dilma Rousseff. Mas ressalta que coligações com outros partidos, até de oposição ao governo federal, não estão descartadas. Estaremos prioritariamente reproduzindo a aliança nacional. Mas vamos respeitar particularidades (locais). Há cidades em que já há aliança com outros partidos, adiantou.
Nas eleições de 2008 para a prefeitura de Belo Horizonte, por exemplo, PMDB e PT estavam em campos opostos. O então prefeito e hoje ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel (PT), aliou-se ao ex-governador e atual senador Aécio Neves (PSDB) em torno da candidatura de Marcio Lacerda (PSB), que tem como vice o petista Roberto Carvalho. O grupo derrotou, no segundo turno, o deputado federal Leonardo Quintão (PMDB). Se até o PT pode se aliar ao PSDB, por que nós não poderíamos?, indagou Antônio Andrade.

COMPATILHAR: