A Operação Areeiros realizada juntamente com o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), por meio da atuação de técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) foi desencadeada nos setores do 4º e 5º Pelotões de Meio Ambiente.
O intuito foi intensificar ações de fiscalização de empreendimentos potencialmente poluidores/degradadores do meio ambiente, sobretudo, em relação à atividade de extração mineral, bem como, viabilizar a perícia técnica em empreendimentos pertencentes aos Pelotões de Meio Ambiente de Formiga e Divinópolis.
O desencadeamento total da operação gerou em seus cinco dias de atividade a lavratura de dois Termos de Apreensão e Depósito e 14 Autos de Infração da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) no valor total de R$ 69.454,88, por infrações inerentes a atividade potencialmente poluidora do meio ambiente, bem como, o embargo/suspensão de quatro empresas.
Mais de 50 empreendimentos potencialmente poluidores do meio ambiente foram fiscalizados, o que resultou na apreensão de três compressores, duas caçambas e uma máquina/trator, 23 estéreos de lenha nativa, 200 litros de óleo queimado. Os materiais apreendidos ficarão em depósito junto à empresa de guincho até a liberação da decisão judicial e/ou administrativa, e o rendimento lenhoso depositado junto ao infrator.

COMPATILHAR: