Somente no primeiro semestre desse ano, cerca de 300 pessoas já registraram queixa na Delegacia Especializada de Investigações de Crimes Cibernéticos (DEICC) para denunciar o delito de furto mediante fraude. A prática consiste na quebra do sigilo bancário de pessoas que fizeram transações comerciais pela internet.
Dados do Banco Central revelam que apesar das fraudes, mais pessoas estão confiando na rede mundial para realizar operações desse gênero no Brasil. Em 2009, foram realizadas 8.365 bilhões de movimentações online. O número ultrapassa as operações realizadas nos caixas-eletrônicos que totalizaram pouco mais de 8 bilhões de transações.
Segundo o chefe da Delegacia de Crimes Cibernéticos de Minas Gerais, o delegado Pedro Paulo Marques, é comum que os bandidos se aproveitem de pessoas que não tem tanto conhecimento em navegar na internet.
A polícia alerta que é necessário muito cuidado na hora de usar esses recursos oferecidos na rede mundial. ?O que a gente percebe é que os rackers, como são chamados os bandidos da internet, estão cada dia mais por dentro das questões de segurança postas pelas instituições financeiras?, explica.
Ainda de acordo com o delegado, o principal cuidado que o usuário da internet deve ter é não fazer transações comerciais em computadores públicos. ?Os computadores públicos de lan houses, por exemplo, são acessados por várias pessoas e ali pode estar instalado um vírus de captação de senha?, conta.
Outro cuidado é não abrir os e-mails de spam ou mensagens enviadas sem autorização do usuário da conta. O delegado afirma que geralmente esses e-mails contém vírus, cuja função principal é captar senhas do usuário do computador.
Quem for vítima de um crime cibernético deve procurar a delegacia mais próxima para registrar queixa. ?Mesmo que não seja a delegacia de crimes cibernéticos?, informa o delegado. ?Registrando esse fato a polícia ajuda na investigação para achar o cracker que está desviando dinheiro?, completa.
A Delegacia Especializada de Investigações de Crimes Cibernéticos de Minas Gerais fica localizada na Avenida Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Carlos Prates, em Belo Horizonte. A pessoa pode entrar em contato pelo telefone (31) 3212-3002 ou pelo e-mail [email protected].

COMPATILHAR: