O combate efetivo e eficiente ao uso de drogas, mal que assola o país e dizima a juventude, exige ações bem planejadas e efetivas em várias frentes. Dentre estas, está  mobilizar um exército de cidadãos de bem, capazes de influírem no comportamento e educação dos jovens.

A partir desta constatação, o Delegado Regional, Irineu José Coelho Filho, decidiu ministrar palestras para os estudantes do município, estendendo esta oportunidade para pais e mestres.

Em apenas uma horas, os presentes recebem conhecimentos básicos sobre o tema. Estes, se  aplicados no dia-a-dia, lhes permite interferir no momento certo e evitar que jovens se enveredem pelos caminhos pavimentados pelas falsas ofertas com as quais os traficantes acenam e os atraem.

Nas palestras, Irineu faz uso de material audiovisual de qualidade e comenta sobre facilidades que o mundo moderno coloca à disposição de traficantes e usuários, demonstrando que pela simples verificação de mensagens em um celular, pais e/ou mestres, são capazes de detectar se de fato há ou não, algum perigo iminente rondando os filhos/alunos.

Mudança no comportamento é outro importante sinal apontado pelo delegado. Irineu atenta os presentes para a necessidade de prestar atenção ao palavreado usado pelo jovem, o que pode revelar se este está mantendo contato, ainda que incipiente, com alguma espécie de droga.

            Fato é que só é possível combater algo que se conhece, dessa forma,  o delegado apresenta à plateia um quadro expositor muito bem confeccionado, contendo exemplares (porções) de diversos tipos de tóxico (maconha, cocaína, porronca, crack, êxtase e outros) assim como a instrumentação normalmente usada para seu consumo (maricas, seringas, etc).

Esse trabalho da Polícia Civil em Formiga, iniciado em agosto, na Escola Arlindo de Melo, tem como eixo central, discutir o tema “drogas”. Pela linguagem mais  acessível e contando com a  participação de estudantes, professores, funcionários  e pais, são passadas informações práticas sobre:  os tipos mais comuns de drogas ilícitas e as implicações do seu uso para o organismo, para a vida social e profissional, punições que o envolvimento (desde o uso, porte, intermediação, etc.) traz aos menores infratores ou a seus pais (se for o caso). Este último, normalmente desperta grande interesse dos ouvintes, muitos deles, não conhecedores de suas responsabilidades diante da lei.

Ao final de cada palestra, o delegado Irineu dedica o tempo para responder aos diversos questionamentos apresentados.

O delegado explica que este foi o caminho que a Polícia Civil entendeu ser, ao lado do combate vigoroso e da firme repressão, um novo instrumento capaz de trazer melhores resultados na luta contra o tóxico. “Precisamos agir na base, com esta criançada. Precisamos esclarecê-los sobre todos os perigos, pois, são eles o principal alvo do inimigo”.

 

 

delegado

 

Falando para um novo público alvo

 Firme na linha de atuação por ele concebida e dando sequência à série de palestras programadas com as diversas escolas deste município, o Delegado Regional de Polícia Civil de Formiga, Irineu José Coelho Filho,  ministrou  no dia 29 de outubro, na Escola Estadual Jalcira Santos Valadão, (Escola Normal) palestra sobre  drogas na adolescência e, principalmente no contexto escolar, tendo como público alvo, todos os professores  da  instituição.

            Irineu Coelho, em cada palestra, deixa claro que esse trabalho de prevenção está sendo realizado paralelamente às ações de repressão da Polícia Judiciária: “Ao mesmo tempo em que a Polícia Civil combate o trafico ilícito e uso indevido de drogas, com investigações e operações que culminam com a prisão de traficantes e apreensão de  grandes quantidades de drogas, estamos também levando a informação aos estudantes de 12 a 15 anos, bem como aos professores, pais e funcionários das escolas. Nosso objetivo é criar na juventude uma mentalidade não consumidora e resistente a esse mal  que causa tantos prejuízos à sociedade. A criança e o adolescente despreparados e desinformados se tornam presas fáceis para os meliantes que disseminam as drogas, por isso estamos dando a nossa contribuição, e esperamos que esse trabalho ajude pais e professores na empreitada de educar e proteger seus filhos e alunos”.

Redação do Jornal Nova Imprensa

COMPATILHAR: