A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em Pompéu, integrou a operação Vesúvio, deflagrada nessa quinta-feira (14), em conjunto com as forças de segurança que compõem o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). A ação visou desarticular organizações criminosas voltadas ao tráfico de drogas.

Até o momento, 28 pessoas foram presas e dois adolescentes apreendidos. Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, foram apreendidas armas de fogo, drogas e dinheiro.

Segundo a delegada Carolina Máximo, as investigações duraram cerca de oito meses e tiveram como alvos membros de facções rivais que disputam o tráfico de drogas na região. “Esses grupos praticam diversos crimes relacionados ao comércio ilícito de entorpecentes, incluindo homicídios, lavagem de dinheiro e roubos. Em regra, são indivíduos de alta periculosidade e intensa ficha criminal”, explicou.

De acordo com o delegado Rodrigo Noronha, a operação foi desencadeada em Pompéu, com desmembramento em Contagem e Uberlândia. Paralelamente ao cumprimento dos mandados em meio externo, a Polícia Penal realizou diligências no interior das penitenciárias de Montes Claros, Juatuba, Pitangui e Ribeirão das Neves, para a localização e apreensão dos aparelhos celulares que vinham sendo utilizados pelos investigados.

Após o cumprimento dos mandados judiciais, foram apreendidos 23 aparelhos celulares, R$ 7.930 em dinheiro; 20 papelotes de cocaína, um pé de maconha; nove tabletes de maconha; uma pedra de crack, quatro câmeras; três toucas ninjas; duas chaves michas; uma espingarda de pressão; duas armas de fogo; uma arma branca; quatro munições e duas balanças de precisão.

O Chefe do 7º Departamento de Polícia Civil, Flávio Destro, ressalta o resultado do trabalho conjunto: “essas ações contribuem para a diminuição dos indicadores de criminalidade, devolvendo a sensação de segurança e tranquilidade para a população”.

Foram empenhados na ação, três promotores de Justiça, 268 policiais que integram as Polícias Civil, Militar e Penal, um total de 52 viaturas, além do apoio de duas aeronaves e cães farejadores.

Fonte: Polícia Civil

COMPATILHAR: