realizaram uma operação de combate ao contrabando e fraudes.
Na ação, realizada após expedição de mandado de busca e apreensão pela Justiça Federal, mediante inquérito policial nº 22/2013, que investiga crime de contrabando, previsto no art.334 do código penal, além de fraudes em licitações públicas, foi apreendida uma grande quantidade de suprimentos de informática (cartuchos, toners, etc) no bairro Morro do Sol em Itaúna.
No local, também foi apreendida grande quantidade de documentos que podem comprovar o envolvimento dos responsáveis pelas empresas, de fachada, em fraudes em licitações públicas, realizadas em todo o território nacional.
O inquérito foi instaurado após denúncia de uma empresa fabricante de cartuchos, que detectou falsificações de seus produtos, fornecidos em licitações públicas de diversos órgãos federais, estaduais e municipais.
O esquema
De acordo com a PF, foram criadas empresas de fachada para participarem de licitações públicas na modalidade pregão eletrônico (pela internet), sendo que estas empresas participavam do mesmo leilão e acabavam ganhando por oferecer preços bem abaixo do mercado. Após ganharem a licitação, forneciam cartuchos falsificados ou contrabandeados.
A Polícia Federal de Divinópolis conseguiu verificar que vários inquéritos foram instaurados no país para investigar a fraude ocorrida em licitações públicas, com o fornecimento de suprimentos falsificados por empresas de fachada de Itaúna.
Os materiais foram apreendidos e encaminhados à Polícia Federal, para realização de perícias no sentido de dar continuidade às investigações e identificar todos os responsáveis pelas fraudes.

COMPATILHAR: