Operação deflagrada na manhã desta quarta-feira (19) cumpre 6 mandados em Nova Lima e em Itaúna; extração ilegal de minério era camuflada como terraplanagem

Uma operação da Polícia Federal (PF) deflagrada na manhã desta quarta-feira (19/5) cumpre seis mandados de busca e apreensão – um em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte, e cinco em Itaúna, Região Centro-Oeste de Minas. Intitulada ‘Buraco na pista’, a ação policial combate a extração ilegal de minério de ferro na pista paralela à BR-040, na altura do quilômetro 569, na Grande BH. 

Segundo a PF, a mineração era camuflada como atividade de terraplanagem. Os investigados chegaram a solicitar autorização à concessionária da rodovia e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para realizar supostas melhorias no terreno. Os suspeitos também teriam criado empresas fictícias para dar credibilidade à empreitada.

A obra, no entanto, nunca foi executada. No local, os policiais encontraram aparato de exploração de minério. O material foi apreendido e, de acordo com a corporação, será analisado e periciado. 

Quatro pessoas foram indiciadas por ao menos cinco crimes relacionados à pesquisa, lavra ou extração de recursos minerais sem a competente autorização, previstos no Artigo 55 da  Lei nº 9.605/98, que dispõe sobre atividades lesivas ao meio-ambiente. Se condenadas, elas podem cumprir até 29 anos de prisão. O quarteto é investigado em outros três inquéritos por delitos semelhantes. 

Fonte: Estado de minas

COMPATILHAR: