A Polícia Civil investiga se houve desvio de vacinas contra a covid-19 em Janaúba, cidade do Norte de Minas Gerais, a 560 km de Belo Horizonte. Duas ampolas sumiram do estoque, dentro do Hospital Regional da cidade. A secretaria municipal de Saúde descobriu o sumiço das doses ao fazer um balanço. 

A vacinação no município começou na última quarta-feira, dia 20 de janeiro, com a aplicação de 1.052 doses. Profissionais da área da saúde, idosos que vivem em abrigos ou asilos e indígenas foram contemplados nesta primeira fase.

De acordo com o secretário de saúde, Helvécio Campos Albuquerque, ao finalizar o balanço das doses que sobraram no Hospital Regional, ficou constatado que faltaram dois frascos da vacina.

Um dos funcionários justificou a utilização de uma dose a mais, mas não registrou o problema formalmente.

A Prefeitura de Janaúba registrou um boletim de ocorrência e a Polícia Civil informou que já abriu uma investigação para apurar os fatos. Além disso, um comitê interno de investigação foi aberto para ouvir cinco funcionários, dentre aplicadores e coordenadores de serviço, do Hospital Regional.

A prefeitura promete punição rigorosa caso seja confirmado que as doses foram furtadas e a secretaria de saúde deve criar um portal para divulgar os nomes de todas as pessoas vacinadas no município.

Fonte: R7

COMPATILHAR: