Neste ano, em razão da pandemia, não foram realizadas festividades de carnaval e, na maioria das cidades, não houve feriado ou ponto facultativo. Porém, em Formiga, cidade sede do 63º Batalhão de Polícia Militar, foi mantido o feriado e ponto facultativo, o que atraiu várias pessoas para o Balneário Furnastur, onde constatou-se elevado número de pessoas, com casas cheias e princípios de aglomeração.

Pensando neste contexto, a PM planejou o policiamento na área do 63º BPM para intensificar as ações preventivas em toda a sua área de abrangência nas 12 cidades, com atenção especial para a região dos lagos.

Deste modo, foram desenvolvidas 197 ações preventivas, e realizadas 220 operações, só no período do carnaval, algumas exclusivamente por policiais militares do 63º BPM e outras em conjunto com outros órgãos, sobretudo com apoio da 7ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário, 7ª Companhia Independente de Policiamento Especializado, da Prefeitura Municipal de Formiga, por meio dos fiscais da Vigilância Sanitária e da população, por meio da Amafurnas.

De acordo com o 63º Batalhão, essas ações trouxeram excelente repercussão para a segurança pública. A concentração de elevado número de pessoas em determinados locais, principalmente às margens da represa de Furnas, como balneário furnastur e Santo Hilário, motivando a intensificação das ações policiais nestes locais. Deste modo, o número de crimes violentos no período do feriado de carnaval em Formiga caiu para zero e na área da unidade houve apenas um registro, que terminou com a prisão do suspeito.

O total de ocorrências registradas também caiu 1,59% em relação ao ano anterior na área do Batalhão e uma queda de 44,29% em Formiga no total de infrações penais no período. Já a proporção de prisões, ou seja, o número de presos por infrações penais diversas, aumentou 14,17%, na área da Batalhão e 27,53% em Formiga. Em resumo, houve menos crimes e, mesmo assim, proporcionalmente, houve mais prisões.

O número de furtos também caiu tanto na área da Unidade quanto na sede, ao todo, houve uma redução de 2,73% no número de registros de furtos, enquanto em Formiga, a queda foi de 61,54% nos furtos registrados no período.

As ações de repressão qualificada também foram intensificadas, resultando na apreensão de oito armas de fogo, sendo sete em Bambuí e uma em Arcos.

Nesta mesma linha, na área do Batalhão ocorreram 23 ocorrências relacionadas a drogas, sendo 14 por tráfico. Em Formiga, foram realizadas seis prisões relacionadas a drogas, quatro delas por tráfico, sendo oportuno observar que as prisões aconteceram no perímetro urbano, de indivíduos que iriam vender drogas na região do balneário.

Deste modo, o trabalho cotidiano de prevenção criminal e repressão qualificada realizado pelos policiais militares do 63º BPM, com apoio dos órgãos mencionados e da própria população atendida, resultou em mais segurança neste feriado prolongado, refletindo o desempenho que vem sendo alcançado em repetidas oportunidades.

Fonte: Polícia Militar

COMPATILHAR: