O lançamento do programa de proteção aos condutores de veículos contou com a participação dos dirigentes de auto-escolas, da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócios de Formiga (Acif), da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), donos de postos de combustíveis e farmácias, com membros do Esquadrão Moto Clube de Formiga e de alguns motociclistas. As demonstrações aconteceram no pátio externo da sede da Polícia Militar, à rua Nossa Senhora da Abadia, nº 745, bairro Nossa Senhora da Aparecida.
Considerando a necessidade de abordagem e de identificação de motocicletas, além da utilização do veículo na prática de roubo à mão armada de veículos, a transeuntes e a estabelecimentos comerciais, dentre eles os postos de combustíveis, farmácias, casa lotéricas e outros tipos de comércio.
O comportamento do motociclista na abordagem pode refletir no comportamento dos militares, pois se ele for tranquilo e atender todos os pedidos dos policiais não haverá nenhum problema, mas em outros casos a abordagem poderá ser mais ostensiva. Não apenas na abordagem, mas também o cidadão que for visto andando a pé com o capacete na cabeça será abordado pelos militares, pois isto dificulta a sua identificação, e será considerada uma situação de suspeição que contraria as orientações dos policias. Além desta formas de prevenção alguns postos de gasolina apenas atenderão o motociclista após retirarem o capacete.
Durante a palestra ministrada pelo Major Wilton Lúcio de Oliveira,foi apresentada uma síntese do programa, descrevendo dados estatísticos da região e padrões de abordagem a serem adotados pela Polícia Militar, na interceptação de motocicletas nas vias de trânsito das cidades da região.
A Polícia Militar busca instruir os condutores de motocicletas durante as abordagens em situações rotineiras ou de operações. O motociclista será considerado colaborativo quando, ao ser abordado, imediatamente desligar a moto, retirar o capacete e elevar o braço direito. Aqueles que não adorem este tipo de comportamento, serão considerados em situação de suspeição, pela não colaboração, e pasasrão por uma abordagem mais meticulosa por parte dos policiais.
A Polícia Militar recomenda ao motociclista na abordagem que:
1. Ao avistar uma operação Policial (blitz), reduza a velocidade e observe se foi recomendada sua parada;
2. Respeite a ordem de parada na blitz, pois em caso de fuga você estará cometendo um crime de desobediência, além de sua atitude constituir uma situação de alta suspeição em relação a outros crimes;
3. Ao parar sua motocicleta na blitz ou junto a qualquer estabelecimento comercial, desligue sua moto, retire a chave da ignição e em seguida o capacete. Ao ser abordado por um policial, levante o braço direito, evite movimentos bruscos e aguarde as demais orientações policiais para sua segurança;
4. Não transite a pé com o capacete na cabeça, pois isto dificulta sua identificação, sendo considerada uma situação de suspeição que contraria as orientações policiais para sua segurança;
5. Fique tranquilo, pois as abordagens policiais são para a sua proteção;

COMPATILHAR: